sábado, 26 de fevereiro de 2011

PT MANTÉM MINISTRO EM LISTA DE FILIADOS.

PT mantém ministro do Supremo em lista de filiados
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli ainda figurava ontem como filiado ao PT nas listas oficiais do partido e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mesmo depois de ter pedido seu desligamento entre 2003 e 2004.
O ingresso de Toffoli na legenda foi em 1999 na 70ª Zona Eleitoral de Marília (SP). O ministro possui uma certidão da zona eleitoral, de agosto de 2007, atestando que não havia mais à época filiação partidária em seu nome.
O fato de não ter sido excluído da listagem que o PT informa à Justiça Eleitoral --a lei exige que isso seja feito duas vezes ao ano-- fez o ministro voltar a constar como "regularmente filiado" na relação oficial do TSE.
A Lei Orgânica da Magistratura Nacional proíbe o exercício da atividade político-partidária, sob risco de perda do cargo.
Às 17h41 de ontem, cerca de seis horas após a Folha fazer o primeiro contato com o ministro, sua certidão on-line foi alterada para "não está filiado a partido político".
O presidente do PT de Marília, Rui Albano, confirma não ter excluído o nome do ministro da lista. Ele diz que houve "falha" e "desorganização". "Não é só o caso dele. (...) Se você procurar aí, você vai achar pessoas que até já morreram", disse.
Na Zona Eleitoral de Marília, a informação dada à Folha à tarde foi que o nome do ministro constava na lista de filiados ao PT.
Cerca de duas horas depois, a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral informou que, uma vez que o cartório soube que havia emitido em 2007 certidão atestando a não filiação, o nome do ministro havia sido excluído da lista ainda ontem.
OUTRO LADO
Toffoli enviou à Folha a certidão de 2007 da Zona Eleitoral de Marília e disse não haver dúvida de que deixou de ter ligação com o partido há mais de seis anos.
"Apresentei um pedido de desfiliação ao partido e também à Justiça Eleitoral. Se o partido colocou meu nome em algum momento posterior, é desorganização ou má-fé. Eu sou vítima disso."
No final da tarde, o presidente do PT de Marília, Rui Albano, registrou na 70ª Zona Eleitoral uma declaração informando que Dias Toffoli "encontra-se desfiliado do Partido dos Trabalhadores desde o ano de 2003".

Fonte: Folha/PBAgora

Nenhum comentário: