quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PRESIDENTE DO PV, EM BREJO DO CRUZ FALA DA NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS AMBIENTAIS E DO PLEITO 2012.

ALVARES KAMARC, TÉCNICO EM GESTÃO AMBIENTAL, FORMADO PELA FUNDAÇÃO BAIANA DE ENGENHARIA (FBE) E FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA (FTC), SENDO ESTA, DE GRADUAÇÃO. É PRESIDENTE DO PV, EM BREJO DO CRUZ.
QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ, DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE BREJO DO CRUZ?
Em tempos atuais a administração de nossa cidade encontra-se em desenvolvimento, nas mãos de um administrador que deu um exemplo de superação e mostrou que os anteriores a ele poderiam beneficiar a nossa cidade como a mesma merece.
O PV FAZ PARTE DA BASE ALIADA AO PREFEITO DO MUNICÍPIO?
O PV vem para contribuir somando para o desenvolvimento da nossa cidade e ajudá-la a crescer com responsabilidade Social, Ambiental, etc. Apoiamos sim, a atual administração.

MAS VOCÊ DISSE, À POUCO, IN LOCO, QUE OS POLITICOS DO MUNICÍPIO NÃO TINHAM TANTO COMPROMISSO COM A CIDADE?
Não disse que o executivo não tinha compromisso. Disse que os integrantes do legislativo são omissos para com o exercício do cargo ao qual foram designados pela população.

PORÉM, SE O PREFEITO TEM UMA ADMINISTRAÇÃO DIGNA DE LOUVORES, POR QUE NÃO COBRAR DE SEUS ALIADOS, COMPROMISSO COM BREJO DO CRUZ? CASO NÃO O FAÇA, ELE NÃO PECA PELA OMISSÃO?
O nosso prefeito (Francisco Dutra), é um homem que cobra muito pelos valores e em muitos momentos cita a necessidade de seus aliados se desdobrarem em prol da comunidade. Melhorar a administração a cada dia, é o principal objetivo do prefeito.

SENDO PRESIDENTE DO PV MUNICIPAL, QUAL O GRAU DE APROXIMAÇÃO QUE VOCÊ TEM PARA COM O PRESIDENTE ESTADUAL DO PV, SARGENTO DENIS?
Sim, o nosso partido foi criado em 19/10/2010. Ainda está, na verdade, engatinhando na política. Mas graças ao nível de seus integrantes, como professores ,intelectuais e parte da juventude que busca dias melhores, haveremos de ter um partido forte, para 2012. Com relação a nossa relação com o diretório estadual, para se ter uma idéia do grau de aproximação e fidelidade, o presidente Denis, deixou de está no aniversário de Ricardo Coutinho, para se fazer presente a instalação do diretório de Brejo do Cruz.

VOCÊ JÁ DESENVOLVE ATIVIDADES DE CUNHO ECOLÓGICO NO MUNICÍPIO. QUAL O APOIO MUNICIPAL QUE VOCÊ DISPÕE, EM BREJO DO CRUZ?
É verdade. Como exemplo, citemos plantios de mudas em extinção em uma área de preservação permanente, dentre outras ações. Vamos promover uma subida ecológica na semana santa a Serra da Turmalina, com o objetivo de sensibilizar os frequentadores da importância de não deixar lixo nas trilhas da nossa serra. A prefeitura contribui implantando nas escolas um modelo de educação e distribuindo mudas para a população.

SABEMOS QUE O GOVERNO FEDERAL E ONG'S DE APOIO AO MEIO AMBIENTE, DESENVOLVE PARCERIA QUE POSSIBILITAM A PREFEITURAS E ENTIDADES ECOLÓGICAS REALIZAREM INÚMERAS ATIVIDADES. PELO QUE VOCÊ CITOU, NÃO É MUITO POUCO, ESTAS COLABORAÇÕES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, EM BREJO DO CRUZ?
Vivemos no momento uma mudança de governo tanto no estado quanto na esfera nacional. Temos planos sim de pudermos desenvolver mais atividades como: criar unidades de conservação no município; implantar coleta seletiva e criar cooperativas de catadores de produtos reciclados. Mas para isso temos que ter parcerias com o Estado e o Governo Federal, dentro dos planos dos mesmos.
Também, tenho uma grande expectativa de ver criada a Secretaria de Meio Ambiente Municipal.

MAS ANO PASSADO NÃO HAVIA ESTE “OBSTÁCULO” DE MUDANÇA DE GOVERNOS. POR QUE NÃO FOI FEITO ANTES, CONVÊNIOS E PARCERIAS?
Por não termos a certeza de que iria permanecer os mesmos governantes. E com as mudanças poderiam ou podem vim outros planos.

DESTA FORMA, APARENTEMENTE VOCÊ SE DIZ AJUDAR APENAS QUANTO TEM O GOVERNO À FAVOR? ISSO É EXEMPLO DE “QUERER O BEM COMUM”?
Todos sabemos que cada governo tem objetivos principais. Exemplo: Marina Silva tem muito mais compromisso com questões ambientais do que a atual presidente. Isso facilita os convênios e parcerias. Como sabemos também que o atual secretário estadual de meio ambiente, Fabio Agra, também tem. Assim, creio que isso vai nos ajudar muito. Isso é sim exemplo de bem comum. Só que entre querer e puder, tem muita diferença.