terça-feira, 26 de abril de 2011

Se depender do secretário de Cultura Chico César, o São João da Paraíba será bastante animado. Comenta-se nos bastidores da cultura que o Mama África vai trazer Buena Vista Social Clube para tocar no Parque do Povo, além de Uxia e Mawaca. Em Patos, a atração aguardada ansiosamente pela população é Maria Bethânia e seu blog milionário, que ainda contará com Mano Chao, Toninho Borbo, Seu Pereira e Coletivo 401 e André Abujamra. Já no friozinho de Solânea, a animação ficará por conta de Ana Carolina, Sacal e Gitana. É muito forró.
Brincadeiras à parte, acredito sim que existam estilos musicais que nada contribuem com a cultura popular; de raiz, original e criativa. Mas não podemos jogar essas bandas de forró ou duplas sertanejas numa fogueira da inquisição cultural, ditada pelos gostos de uma elite cultural, política e econômica que hoje chegou ao governo do Estado e acha que o povo paraibano a partir de agora deve pensar igual à essa elite. E pior, da forma que essa elite quer. Acham que o povo paraibano não tem capacidade para escolha suas músicas. Contudo, para eleger Ricardo governador esse mesmo povo foi sábio.
Num País multi-cultural como o nosso, não podemos alimentar preconceitos com bandas de forró ou duplas sertanejas, só porque eles não cantam versos recheados de política, critica ao sistema capitalista ou ao consumo. A elite cultural prefere alimentar arrogantes como o Chico Buarque, que se considera um semi-Deus, o intocável. Que fez músicas brilhantes, geniais. Adoro escutá-lo. Mas peça uma entrevista com o imortal. Ou melhor, junte R$ 20 e tente entrar num show dele no Sul do País, já que ele não gosta muito do clima nordestino. É essa elite pseudo-revolucionária que o Chico César quer alimentar.
Talvez tenha gente interpretando com muito radicalismo o editorial da brilhante jornalista Rachel Sheherazade tornando-o filosofia de vida. Rachel fez uma crítica com muitas posições questionáveis. Mas, no geral, concordo com ela. Muito dinheiro público é jogado no ralo para bancar bandas de axé e cia. Mas, responda-me Rachel, quanto de dinheiro público é jogado no lixo ao se destinar verbas publicitárias para o SBT ou a TV Tambaú? Silêncio. Acho que a nobre jornalista não vai fazer um editorial criticando as verbas publicitárias que Silvio Santos recebe do governo federal. Ou, as verbas que a TV Tambaú recebe da prefeitura de João Pessoa, não é?
O argumento dos iluminados é que as letras das músicas denigrem a imagem da mulher, incentivando o alcoolismo e demais mazelas da sociedade. Será que o povo curte o chamado forró de plástico apenas pela letra? Acho que não. A musicalidade que atrai as massas deve ser respeitada. O ritmo alegre faz parte da cultura nordestina e deve ser valorizado. No mínimo, não sofrer preconceito por parte do Estado. Afinal, tem muita gente metida à intelectual que vive escutando U2, Oasis e Radiohead. Mas não entende uma palavra em inglês. Podem até estar xingando sua mãe, mas não vão saber.
A fraca atuação de Eva
A deputada estadual Eva Gouveia ainda não mostrou a que veio. Com uma atuação fraca, Eva não consegue passar para a população campinense o objetivo do seu mandato. Se é que existe. A falta de assessoria política faz com que Eva continue à sombra do vice-governador Rômulo Gouveia. Político brilhante, atuante e merecedor do nosso reconhecimento. Eva precisa construir uma imagem política própria, ou será sempre vista como a esposa de Rômulo. Efraim Filho é um bom exemplo, conseguiu construir sua carreira política independente do seu pai, o ex-senador. E hoje tem vida política própria.
Adones confiante
O vereador de Santa Rita, Adones Júnior, anda confiante com sua pré-campanha a prefeito. Ele já projeta um empate técnico com Reginaldo Pereira ainda no final do ano. A última pesquisa realizada na cidade mostra Reginaldo em primeiro e Adones em segundo. A vantagem de Adones é, que por ser um político novo, tem um grande potencial de crescimento. Já Reginaldo, sofre da síndrome de Maranhão, não consegue alcançar 50% mais 1 dos votos.
Pesquisa X enquete
Muitos leitores enviaram-me e-mails desmerecendo a pesquisa de opinião que avaliou os 100 dias do governo Ricardo. Alguns tiveram a coragem de dizer que as enquetes em portais eram mais verdadeiras que a pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto Opinião. Quero apenas avisar aos leigos que uma enquete não tem (e nunca terá) validade científica, pois não segue nenhuma metodologia e, muito menos, representa demograficamente uma população.
Rodrigo fez algo
Esse pessoal do PT é complicado demais. Vivem dizendo que o Rodrigo Soares, presidente do PT, não faz nada. Mas num é que o ex-quase-vice-governador criou o site do partido na Paraíba! Pois é, fez alguma coisa. Acesse o bendito, considerado a grande ação de Rodrigo como presidente do PT: www.ptparaiba.org.br
Um outro Hervázio
O deputado estadual Hervázio Bezerra anda calado. Nem parece o mesmo Hervázio que quando era vereador estava sempre debatendo os problemas da cidade. Acho que o parlamentar está dando um tempo para começar a defender o governo Ricardo. Afinal, há poucos dias ele era um dos maiores opositores.

fONTE: PBAgora

Nenhum comentário: