Desde que esta legislatura foi iniciada, no mês de fevereiro, os deputados federais paraibanos acumulam um total de 257 matérias apresentadas, sendo que 42 são projetos de lei -16,3% do total - e três são Propostas de Emendas à Constituição (PEC). O deputado Romero Rodrigues (PSDB) é o parlamentar que mais apresentou matérias nos primeiros meses desta legislatura. Até o último dia 15 de abril o tucano apresentou 89 matérias, sendo que deste total são 12 projetos de lei e duas PECs.
“As proposituras que fiz são frutos da realidade que tenho observado no dia a dia, das maiores necessidades da Paraíba e do país de maneira geral”, comentou o deputado, que tem procurado se dedicar ao máximo neste início de mandato e buscado apresentar temas de interesse da população.
MÍDIA NACIONAL
Na semana passada, por exemplo, os jornais O Globo e Extra, ambos do Rio de Janeiro, ressaltaram a importância do projeto de lei de Romero que estabelece obrigatoriedade de contratação, por parte dos entes públicos que realizarem concursos, dos que são aprovados no certame.
Romero prefere não comentar o desempenho dos colegas da bancada, mas acredita que, para evitar a tramitação de projetos de lei que não tenham relevância para a população, cada um deve se dedicar a pesquisas e a observações dos principais problemas do cotidiano no país. “Cada deputado deve se policiar, ver o que é realmente importante e tentar encaixar as ideias que tem, transformando-as em projetos”, afirmou.
Entre as matérias apresentadas pelo parlamentar do PSDB paraibano, ele procura dar destaque à PEC que visa modificar a forma de escolha do substituto para cargos do Poder Executivo no caso da ausência do titular da vaga e de seu vice.
“A PEC visa a corrigir um erro da lei com relação a cargos do Executivo, como por exemplo, a Presidência da República, determinando novas eleições em caso de vacância”, comentou o deputado que já conseguiu colher mais de 170 assinaturas para a tramitação da proposta.
Ruy diz primar pela qualidade
Deputado federal paraibano que menos apresentou matérias até agora, Ruy Carneiro (PSDB) crê que muitas vezes os parlamentares pecam por desejar apresentar uma grande quantidade de proposituras sem, entretanto, ter cuidado com a qualidade e com a relevância do que é apresentado.
“Sou extremamente contra parlamentares serem medidos pelo volume de matérias que apresentam. Isto leva a uma quantidade enorme de projetos apresentados irresponsavelmente, somente para contar como mais um”, opinou.
O político, que até a semana passada tinha apresentado apenas um requerimento, comentou que a carreira política dele sempre foi pautada por um número pequeno de projetos apresentados, mas sempre se preocupando com o interesse público e atuando atuação no âmbito da mudança da postura política e cultural na sociedade.
“Apresento projetos que se tornam verdadeiras bandeiras sociais, como é o caso da lei antinepotismo que apresentei em meu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba”, ressaltou o deputado tucano.
Fonte: PB Agora com JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário