terça-feira, 8 de março de 2011

MONACI MARQUES, EX-PREFEITO DE VISTA SERRANA E CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL EM 2010, FICANDO NA SUPLÊNCIA, FOI NOMEADO PELO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO, GERENTE ADMINISTRATIVO DO COOPERAR. MONACI MARQUES TEM COMO META DESENVOLVER UM TRABALHO QUE SEJA MARCO NA INSTITUIÇÃO E EM 2014 PRETENDE VOLTAR A DISPUTAR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA.

QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ DO COOPERAR ATÉ 2010 E HOJE, APÓS A POSSE DA NOVA DIRETORIA?
Inicialmente é necessário fazer uma explanação do que é o COOPERAR é um órgão que tem vida própria. Nós trabalhamos com recursos advindos de empréstimo junto ao BIRD. Desenvolvemos projetos com associações rurais dos municípios da Paraíba. Toda cidade que tem uma população de até 7.500 habitantes, o COOPERAR pode fazer benefícios, como: infra-estrutura; inclusão produtiva e social.
Quando a pergunta, lhe digo que, na verdade, ao chegarmos ao COOPERAR, encontramos algumas dificuldades, como a frota do órgão; equipamentos eletrônicos, especificamente pertinentes a informática. O que fez com que nós tivéssemos que realizar um processo licitatório, para a aquisição de novos computadores, impressoras, aparelhos de GPS, notebook e para cada escritório regional, estamos enviando um veículo novo, para desta forma, reestruturar estas unidades e a sede do COOPERAR. A frota de veículos não tinha nenhuma manutenção. Então foi necessário recuperar alguns veículos. E como se sabe, o governo estadual passa por uma "arrocho" para colocar a máquina pública nos eixos, foi preciso um malabarismo muito grande para qualquer gasto.
Destarte, poderemos cobrar dos nossos amigos funcionários, um desempenho equivalente ao que esperamos. Mas, graças a DEUS, tendo montado uma equipe como a que temos hoje, realizamos uma ampla reunião e mostramos a necessidade que havia de cada funcionário, independente se já estava lá antes da nossa chegada ou se entrou na entidade juntamente conosco, tendo em vista que o COOPERAR não tem quadro próprio. São funcionários de outras repartições. Porém, hoje temos um grupo fechado, com propósitos iguais, dotado do princípio do total empenho e dedicação.
NO TOCANTE A AUDITORIA, O COOPERAR HAVERÁ DE REALIZAR ALGUMA AUDITORIA?
O último tombamento realizado no Projeto COOPERAR, foi em 2009. Em 2010 não foi feito este levantamento. Mas nós já formamos uma comissão para a realização de um novo tombamento, não só na sede, mas nos escritórios regionais. O objetivo é identificar o que temos e o que necessitamos, em termos de equipamentos móvel e imóveis. Emfim de todo o equipamento que há no Projeto COOPERAR.
QUAIS OS PROJETOS QUE TERÃO PRIORIDADE, NESTE INÍCIO DE TRABALHO?
Já estamos com 4 equipes trabalhando em campo, de segunda à sexta-feira, em 50 municípios paraibanos, levando em consideração alguns pontos, como IDH; demográfico e pluviométrico. E estes 50 primeiros municípios, com os piores índices, são aqueles que serão beneficiados, inicialmente, pelo Projeto COOPERAR.
Infra-estrutura e inclusão produtiva, com citei anteriormente. Haveremos de implementar projetos que possam gerar emprego e renda junto as comunidades rurais, melhoram assim a condição de quem mais necessita. Um dos nossos objetivos, é manter o homem do campo, no seu habitat natural, como condições totais de manter-se. Freando desta forma o êxodo rural.
TODOS OS PROCESSOS DO COOPERAR FORAM DEVOLVIDOS AOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS. QUAL A IDEIA DO COOPERAR COM ESSA AÇÃO? ISSO NÃO RETARDARÁ MAIS AINDA A IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS QUE SEJAM VIÁVEIS?
Não. Muito pelo contrário. Nós encontramos 1.13º projetos/processos/convênios na entidade. Em uma reunião entre eu, o gestor do COOPERAR, Dr. Roberto da Costa Vital e o gerente técnico, Demazinho, ex-prefeito de Várzea, resolvemos devolver todos os projetos e similares para que pudéssemos fazer uma triagem, dando prioridade aos projetos que envolviam associações de municípios com o perfil que atendessem aos requisitos supracitados. Até o dia 15 de abril, o governador colocou uma meta para que tenhamos 100 projetos prontos para ser implantados, fazendo assim, com que o Estado destrave, passe a desenvolver-se. Cada um destes 50 municípios serão contemplados com dois projetos. Ou seja, cada cidade terá duas associações atendidas. E a partir de 15 de abril, haveremos de desenvolver um novo lote de projetos, para o atendimento a novas associações e assim sucessivamente. Isso é um meio de forma igualitária e justa, trazer para as comunidades melhorias através de ações.
NO TOCANTE AOS FUNCIONÁRIOS, O QUE O COOPERAR PRETENDE FAZER PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO FUNCIONALISMO?
O governador Ricardo Coutinho teve a coragem que ninguém nunca teve. Cortando as gratificações para uma análise minuciosa desta questão. Como exemplo cito um caso dentro do próprio COOPERAR: um funcionário, engenheiro agrônomo, tinha uma gratificação de R$ 1.500,00. Isso por ter um apadrinhamento político forte. Um outro funcionário, com igual grau de escolaridade e competência, exercendo a mesma função que o anterior, tinha uma gratificação de R$ 800,00. Mas acredito que em breve isso haverá de ser restabelecido, com a observância da igualdade.
O QUE O FUNCIONALISMO PODE ESPERAR DO NOVO GERENTE ADMINISTRATIVO DO COOPERAR?
Transparência, trabalho, fé em DEUS, que Ele me dê o discernimento necessário para exercer com total desenvoltura a função que foi à mim confiada pelo governador.
Vendo que o funcionalismo trabalhará durante todo o dia, períodos da manhã e tarde, estou dando entrada no vale refeição para os funcionários, entre outros benefícios que no decorrer da gestão haveremos de pôr em prática.
COMO VOCÊ VER O “ARROCHO” QUE RICARDO COUTINHO DEU NO FUNCIONALISMO, NO INÍCIO DO MANDATO, ESPECIALMENTE NOS CARGOS COMISSIONADOS?
O governador está buscando o equilíbrio financeiro do Estado, necessário para arrumar a casa. RC não nomeou nem 50% dos cargos comissionados da estrutura da Paraíba. Ele está querendo reduzir estes cargos, para assim prestigiar, melhorar as condições dos funcionários efetivos. Daí por que ele teve a atitude de mexer no bolso dos funcionários, o que não é fácil, mas se fez preciso para assim buscar uma melhoria para todas as categorias de funcionários do Estado.
SUA PRESENÇA POLÍTICA É NOTÓRIA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS. EM VISTA SERRANA E MÃE D’ÁGUA É MAIOR, ISSO É PÚBLICO. QUAL O PENSAMENTO NO QUE DIZ RESPEITO AO CANDIDATO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE VISTA SERRANA PELO GRUPO MARQUES?
Não tenha dúvidas que será aquele que estiver melhor. A ex-deputada estadual Socorro Marques fez questão de não exercer nenhum cargos no estado, para se dedicar mais ao município de Vista Serrana. Socorro Marques tem muitos serviços prestados, pautada na idoneidade que sempre empregou onde desenvolveu seu trabalho, quando foi prefeita de Vista Serrana por duas oportunidades; deputada por duas vezes; ocupando vários cargos como secretária, secretária executiva, presidente de autarquias e sempre tendo uma conduta ilibada, transparente e honrada. Pelo amor que ela tem por Vista Serrana, como eu, Márcio e outros tantos companheiros que compõem o grupo Marques tem, existe uma tendência natural emanada do povo, em optar pelo nome de Socorro Marques.
EM MÃE D’ÁGUA, OS NOMES DE HERTA, SUA ESPOSA E MARGARIDA, SUA SOGRA SÃO CITADOS PARA A SUCESSÃO JÚNIOR TOTA. QUAL DESTES TEM MAIOR POSSIBILIDADE, PAUTADO EM CONJUNTURAS POLÍTICAS DE DISPUTAR A ELEIÇÃO DE 2012?
O grupo é composto por muitos nomes, como você já citou, Herta, Dona Margarida, o prefeito Júnior Tota, o vice-prefeito Augusto Márcio, por Dr. José Tota, mas ainda não discutimos nomes. Vamos aguardar a aproximação do pleito e então ouvir todas as bases, inclusive nomes que não citei, anteriormente, assim como a população, para que possamos escolher o melhor para Mãe d’Água.
QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA AS POPULAÇÕES DE MÃE D´ÁGUA E VISTA SERRANA?
Neste instante, não quero apenas deixar mensagem para a população destas duas cidades. Quero usar este espaço para deixar claro a toda a população do estado da Paraíba, diante da amplitude de abrangência deste blog, para que todos saibam que Monaci Marques está à disposição de todos, independente de facções políticas. Sou um soldado do Estado, já que ocupo a função para qual fui designado. Agora, especificamente para as populações de Vista Serrana e Mãe d’água, quero que saibam que em nada abalou a vontade de servir à todos. Muito menos a fé que tenho em DEUS. Isso me dar muita vontade de ver municípios crescerem e ver as populações felizes.

Nenhum comentário: