segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COM O GOVERNO ESTADUAL, HEGEMONIA "TOTA" DEVE, NOVAMENTE, EQUILIBRAR A POLÍTICA DE MÃE D´ÁGUA, APESAR DO "ARROCHO".

Antes de 03 de outubro último, todos os holofotes da política de Mãe d'água estavam voltados para Cirino, candidato derrotado em 2008, quando muitos eleitores ainda estavam angustiados pela morte do seu líder maior, Antônio Tota Soares de Figueiredo. Mas mesmo assim, a diferença foi de 318 votos. Essa diferença corresponde a um pouco mais que o número de abstenções. O que seria uma derrota para Toinho Tota,caso vivo estivesse. É a velha e real tese de que quando o esteio caí, o resto vem por terra. Se não vejamos o resultado das eleições de 2004, quando o velho e forte Antônio Tota, ainda comandava o grupo governista: Júnior Tota 1.629 votos. Itapuãn, 937. Ou seja, 692 votos de diferença. Exatamente 117,61% à mais que o pleito de 2008. Isso tem um nome... decadência e/ou gestão administração sem pulso, o que não ocorria com o velho guerreiro.
Entretanto, veio o surpreendente 2012. O ano em que as surpresas reinaram no dia 03 de outubro e tornou-se realidade em 31, com a eleição de Ricardo Coutinho, que teve o apoio do grupo da situação. Os holofotes mudaram de direção, dirigindo-se para o clã Tota. Mas o povo é soberano e a disputa já tem local e data marcados: ruas de Mãe d'água, dia 07 de outubro de 2012.
Mas o nome de Herta Tota, esposa de Monaci Marques e filha do antigo e verdadeira único líder de Mãe d'água, está ganhando espaço no meio político e nas rodinhas de conversas extra-oficiais do município. E é esta a única salvação para a manutenção do poder no município. E mais, é necessário que seja muito bem trabalhado, por que muita coisa está fora de "prumo", como diria Antônio Tota. Falasse também na viúva de Antônio, Margarida, não talvez a idade não seja ideal Requer um pessoa mais jovem, apesar do respeito e carinho que grande parte da população dispensa a mesma. Um fator preponderante é que o(a) candidato(a) tenha realmente as raízes "totianas" e a jovialidade necessária para trazer os jovens à um bom termo, com programas de governo ligados a esta faixa etária, que é quem realmente vai decidir os rumos em 2012.

Nenhum comentário: