terça-feira, 2 de novembro de 2010

CLÃ "MATUTO" NÃO CONSEGUE MANTER 4,46 POR 1, CONFORME PRIMEIRO TURNO E VER OPOSIÇÃO DIMINUIR PARA 3,03 POR 1, NO SEGUNDO TURNO.

O segundo turno em são José de Princesa, teve um misto de derrota para o grupo Matuto. É que no segundo turno, o prefeito Luís conseguiu a esmagadora vantagem de 4,46 votos a cada 1 voto da oposição. Porém, no segundo turno, essa equivalência diminuiu drásticamente para 3,03 para cada um sufrágio da facção política liderada por Onofre, candidato derrotado na eleição de 2008.
Luís, Rúbia e os correligionários do bloco governista, devem acender a luz de alerta, pois sem o governo estadual e por conseguinte sem os cargos dos órgãos públicos desta esfera, fica complicado manter a hegemonia que perdura desde que houve a emancipação política do município. Para quem teve 83,61% dos votos válidos em 2008, o percentual alcançado no segundo turno desta eleição, foi muito abaixo do esperado. Mas tem o fato de ser uma eleição para governo e para prefeito é muito diferente. Verdade, em parte. É com o governo estadual que me consegue subsídios para almejar vitórias mais expressivas no pleito municipal. Luís Matuto, em 2004, consegui 1.773 indicações populares para seu candidato a prefeito de São José, Sião. Enquanto a oposição teve apenas 332 votos escolhas. Em 2008, o chefe político maior voltou a disputar o mandato executivo municipal e foi eleito com 1.999 votos, já o bloco de contrário apenas 392 votos. No primeiro turno obteve para o candidato José Maranhão, 1.805 sufrágios, enquanto Ricardo Coutinho assegurou 404 sufrágios. No 2º turno apenas creditou 1.725, por sua vez, o governador eleito conseguiu 569 predileções. Não necessita ser nenhum Arquimedes; Tales ou Pitágoras para perceber que possivelmente a população de São José de Princesa está cansando do modelo centralizado do grupo que hoje detém o poder executivo municipal.O nome de Sebastião Roberto, (Sião), pode não ser suficiente para enfrentar o até 2008, frágil Onofre, contudo, com os cargos estaduais e regado aos 569 votos ou 24,80% dos eleitores da terra da "CASA DA REVOLUÇÃO", Onofre pode derrubar a hierarquia governista.
Ângela Rúbia, vice-prefeita e filha do prefeito Luís Matuto é muito inteligente e é por ela que passam todas as negociações necessárias ao andamento de apoios, mas desta vez o trabalho será dobrado. É melhor começar a mexer-se logo, por que dois anos passam voando.

Nenhum comentário: