quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VEREADOR JOILTON MONTEIRO DIZ QUAIS METAS PARA NOVO BIÊNIO, APÓS DERROTA PARA PRESIDÊNCIA.

Vereador Joilton Monteiro, primeiro mandato como legislador do município de Jericó, obtendo 384 votos no pleito de 2008 pelo PR e tendo sido candidato a presidência da Casa Antônio Andrade de Freitas, diz ao politicaemdia2012 quais seus intentos para a continuação do mandato nestes próximos dois anos:

JOILTON MONTEIRO, QUAL O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ NA SUA ATUAÇÃO COMO VEREADOR NESTE DOIS PRIMEIROS ANOS?
Um vereador não desempenha bom papel se não tiver junto dos seus pares, uma relação de amizade e de interesse em comum. E graças a DEUS eu tenho um excelente convívio com todos, independente de facção políticas. Pautado nisso, tenho conseguido desempenhar um bom papel nesta minha primeira legislatura. Tanto é que fui escolhido por quase metade dos companheiros do legislativo para disputar a presidência da Casa.
No tocante a projetos e requerimentos, destaco como mais importante, de maior relevância, um projeto de lei que trata da licença maternidade, que por lei federal é limitado à quatro meses, porém, como fica a critério do legislativo municipal, tive a ideia e o reconhecimento as mães, funcionárias públicas municipais, de aumentar essa licença para 06 meses. É uma forma de manter o filho por mais tempo junto com a sua genitora, propiciando uma melhor relação entre mãe e rebento.
Também, cito a obrigatoriedade de agências bancárias e similares a construir sanitários para os clientes e em especial para atender as pessoas de mais idade, ressaltando que todos devem ter acessibilidade para nossos iguais com alguma espécie de necessidades especiais.
Além de outros requerimentos que de uma forma ou de outra trouxeram melhorias para a população de Jericó. Assim, creio verdadeiramente que minha atuação faz jus ao mandato que os habitantes de Jericó me concedeu e que honrosamente eu o exerço.
É ALGO PRATICAMENTE INÉDITO VER CIDADES DO PORTE DE JERICÓ, COM AGÊNCIAS BANCÁRIAS COM SANITÁRIOS PÚBLICOS. HOUVE ALGUM OBSTÁCULOS EM POR EM PRÁTICA O FUNDAMENTO DESTE PROJETO, OU SEJA, A INSTALAÇÃO DESTES SANITÁRIOS?
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, porém, não sei exatamente o por que, a prefeitura nunca enviou as agências bancárias e similares o ofício com a cópia da sua aprovação para que o povo pudesse usufruir deste benefício.
MAS NÃO CABE AO VEREADOR FISCALIZAR A APLICAÇÃO DAS LEIS E NORMAS APROVADAS PELO LEGISLATIVO?
Procurei por vezes ao secretário de administração para que providências fossem tomadas, contudo, até o momento nada foi feito. Nenhuma instituição recebeu o ofício.
POR QUE VOCÊ NÃO FAZ UM PRONUNCIAMENTO NA CASA LEGISLATIVA PARA QUE UMA OUTRA MEDIDA SEJA ADOTADA?
Pronunciamentos já foram feitos, entretanto não furtiu nenhum efeito.
VOCÊ FOI CANDIDATO A PRESIDENTE DA CÂMARA COM APENAS DOIS ANOS DE MANDATO, ENQUANTO ALGUNS COLEGAS DE LEGISLATIVO JÁ CONTAM COM TRÊS, QUATRO MANDATOS. POR QUE ESSA, DIGAMOS, ASCENSÃO EM TORNO DO SEU NOME?
Para ser presidente, não é necessário ter uma eternidade de mandato. Basta querer o bem comum e ter ideia que viabilizem uma condição melhores para que os vereadores possam, verdadeiramente desempenhar suas funções. Não estou aqui criticando A ou B. Estou sim, mostrando que é fundamental que seja implantado uma política que valorize mais os servidores e o próprio edil. Tenho projetos administrativos para serem implantados na nossa Câmara. Digo tenho por que não perdi a esperança de um dia gerir os destinos do legislativo jericoensse.
A VITÓRIA DE ANDRADE DEU-SE A VONTADE DA CONTINUIDADE DA GESTÃO ASSIS SINFRÔNIO?
Não. Na minha opinião a vitória de Andrade pode ter sido uma estratégia política se pensando em 2012. Não foi uma decisão da própria Câmara.
ENTÃO POSSIVELMENTE HOUVE A INTERFERÊNCIA DE OUTRAS PESSOAS?
O tempo se encarregará de esclarecer tudo.
O VEREADOR JOILTON MONTEIRO ACHA JUSTO QUE A POPULAÇÃO QUE O ELEGEU FIQUE DESCONHECEDORA DE ALGO QUE INCLUA SEU MANDATO?
Quem mais sabe ao que se refiro, é o povo.
DIAS ANTES DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA, SÁBADO PASSADO, FOI CITADO POR POPULARES QUE OS QUATRO VEREADORES QUE COMPUNHA SEU GRUPO NESTE PLEITO, OFERECERAM OS VOTOS PARA ELEGER ASSIS SINFRÔNIO. O QUE HÁ DE VERDADE NISSO?
Isso é verdade, em parte. Esta possibilidade foi ventilada na manhã do dia 1º de janeiro. Chamamos o vereador Assis Sinfrônio e nos prontificamos a votar nele para presidência, mas ele não aceitou.
ESSA ATITUDE ERA CLARAMENTE PARA DERROTAR ANDRADE OU QUAL O MOTIVO?
Sim. O objetivo era derrotar o vereador Andrade.
Me senti muito magoado com a atitude dele em espalhar pelo município que o secretário de finanças teria pedido voto a Assis Sinfrônio em prol da minha candidatura. Eu jamais teria coragem de fazer algo de tamanha covardia.
Era na verdade uma punição.
COMO VOCÊ VER A ATUAL GESTÃO MUNICIPAL DE JERICÓ?
A ausência do prefeito é um fator que em muito prejudica a gestão. Mas, diante do que é possível, Rinaldo tem desempenhado um bom trabalho. Tem conseguido muitos convênios junto ao governo federal. Parcerias antes nunca existentes no município, como por exemplo as ações e dotações obtidas pelo deputado federal Welligton Roberto.
NO QUE DIZ RESPEITO AOS NOMES CITAMOS PARA A SUCESSÃO 2012. QUAL A SUA OPINIÃO.
Gildo Franklin:É um bom homem, precisa formar um grupo que trabalhe seu nome.
José Leopoldo:Já foi prefeito. Foi um gestor que trouxe melhoramentos para o município. Se conseguir unir todo o bloco da situação, pode alcançar a chefia do executiva, novamente.
Leopoldino Rosado:Não o conheço. Não ouvi este nome antes.
Moacir Júnior:É um cidadão de bem, mas como Gildo é necessário formar um grupo que dê sustentação a sua candidatura.
Neto:É uma pessoa que tem dedicado sua vida ao nosso município. Tem experiência administrativa. Um carisma extraordinário junto a população, que ao meu ver, hoje, prefere seu nome.
Valderlânia:Participou de duas eleições e não obteve êxito. Ainda é um nome de peso. Mas eu acho que não sairia candidata por Jericó.
QUAL DENTRE ESTES NOMES MAIS ASSEMELHA-SE COM O ELEITOR JOILTON?
Essa decisão é do grupo. Não posso e não vou tomar sozinho.
QUAIS SEUS REAIS PLANOS PARA 2011/12?
Trabalhar exastivamente para que nosso povo possa desfrutar de melhorias de modo a proporcionar condições melhores em todas as áreas, principalmente na saúde e em especial para os mais carentes.
É PÚBLICO E NOTÓRIO OS DEBATES FERRENHOS SEUS COM O VEREADOR KADSON. COMO É NA REALIDADE A CONVIVÊNCIA FORA DO AMBIENTE LEGISLATIVO?
Os debates em plenários são um dos pontos de maior relevãncia na democracia. o direito de divergir é salutar, é sadio. Mas ao descer da tribuna, as contendas ficam lá. Somos primos e temos correndo em nossas veias o mesmo sangue. Kadson é uma figura de extremo caráter e eu nutro um grande carinho por ele. Aproveito para, caso tenha ofendido-o pessoalmente de alguma maneira, venho de público pedir minhas desculpas. Somos opositores na política e cada um defende a sua bandeira.
QUAL A MENSAGEM QUE O VEREADOR JOILTON MONTEIRO DEIXA PARA A POPULAÇÃO E PARA O CORPO LEGISLATIVO?
Agradecer aos meus colegas de bancada que depositaram em mim a confiança da possibilidade de presidir a Casa. Desejar a Andrade êxito neste biênio e que que valorize mais e mais os vereadores, pois somos nós, os legímitos representantes do povo. E ao povo, meus eternos agradecimentos pela sensibilidade e solidariedade que demonstraram, quando da derrota do último dia 1º. O povo, aqueles que verdadeiramente nos coloca para representá-lo, gostaria de me ter como presidente da Câmara.

Nenhum comentário: