ESCÂNDALO: secretário recebeu ordens para não continuar investigações sobre grupos de extermínio; objetivo era preservar imagem do Governo Maranhão III
Luiz Couto afirma que Gustavo Gominho recebeu ordens para não continuar investigações sobre grupos de exterminio
O deputado federal reeleito Luiz Couto (PT) declarou na tarde desta quarta-feira, (26), que na época do então secretário de Segurança, Gustavo Gominho, as investigações sobre os grupos de extermínio foram suspensas porque ele recebeu ordens superiores para parar.
“Gominho, na época, chegou a revelar até coronéis que integravam o ‘Esquadrão da Morte’, mas depois silenciou e mais nada foi revelado sobre o caso”, disse o parlamentar.
Couto disse ainda que em encontro pessoal com o ex-secretário de Segurança do Estado e que ele havia revelado sua intenção de seguir em frente com as investigações, mas que acabou tendo que parar por ter recebido ordens para evitar que a repercussão caísse sobre o próprio Governo.
Sobretudo, o parlamentar reafirmou a existência de coronéis envolvidos com os grupos de extermínios e garantiu que o governador Ricardo Coutinho (PSB) já inteirou o atual secretário de Segurança para levar o caso a frente e continuar com as investigações.
Mesmo entusiasmado com a atitude corajosa do governador Ricardo Coutinho, o parlamentar acredita ser muito difícil punir os exterminadores por falta de testemunhas. “Os próprios componentes do quadro da polícia são ameaçados por essa parte corrupta da corporação e acabam temerosos em denunciar os crimes que sabem”, frisou Luiz Couto.
Couto lembrou que atualmente os 17 que estão presos sob a acusação de integrar grupos de extermínios estão respondendo apenas por formação de quadrilha e porte ilegal de arma.
As declarações foram dadas em entrevista a Rede Paraiba Sat, na tarde desta quarta-feira, (26).
Fonte: Simone Duarte/PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário