quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

POLITICAEMDIA2012 OUVE O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE JERICÓ, ANDRADE.

Depois de uma tumultuada eleição para o biênio 2011/12 no legislativo municipal de Jericó, o presidente eleito, Antônio Andrade Filho fala ao blog:

QUAIS SUAS IDEIAS INICIAIS À FRENTE DO PODER LEGISLATIVO DE JERICÓ?
De início, haverei de apresentar um Projeto de Lei para o tombamento do prédio da Câmara de Vereadores de Jericó. Para tanto, já estive em João Pessoa, no órgão competente e também procurei o apoio do Deputado Federal Luiz Couto, para que, junto ao governo federal, onde o mesmo goza de grande prestígio, possamos, após concretizada a aprovada deste projeto, aceleremos na esfera governamental superior os trâmites legais que possibilitem destinar os recursos necessários para o tombamento. A Casa Antônio Andrade de Freitas é datada de 1924 e foi o local onde os "defensores" de Jericó enfrentaram os cangaceiros, quando da invasão que o então povoado foi vítima. É o mais antigo prédio de dois pavimentos na nossa cidade. É pura história e isso por si só já é motivo de grande orgulho para todos os jericoenses.
Também quero construir nove gabinetes para os vereadores, além de uma secretária e um arquivo para o acondicionamento de toda a documentação do poder legislativo.
O carro oficial da Casa terá que ser trocado, já que não é viável a permuta por um outro, pois não existe condições de realizar uma viagem um pouco mais longa e muito menos até a capital do Estado.
A realização de audiências públicas é outro ponto que irei defender. É preciso que o legislativo vá aonde o povo está.
Como relação ao Regime Interno, crucial se faz mudanças. Como exemplo, cito o artigo 260, que permite a inscrição de uma chapa da a eleição da Câmara, minutos antes do pleito. O justo, na minha visão é que este prazo seja pelo menos de 48 horas antes da disputa. Já a Lei Orgânica, em seu artigo 14, concede ao poder executivo, a prerrogativa de criar secretarias, sem a prévia autorização do legislativo. Isso também deve ser observado pela Câmara.
O QUE VOCÊ ESPERA DA POSIÇÃO DOS VEREADORES, JÁ QUE A ELEIÇÃO QUE O ELEGEU FOI BASTANTE ACIRRADA, COM O PLACAR DE 5 À 4?
Em 1º de janeiro, o meu palanque foi desmontado. Espero que o mesmo ocorra com o vereador e seus aliados daquele momento. Somos representantes de um eleitorado de 5.767 eleitores e de toda a população de Jericó, assim não deve haver contendas entre nós. Sou o presidente dos nove vereadores, não apenas de quem votou em mim.
A POSIÇÃO DO PREFEITO RINALDO, EM MANTER-SE NEUTRO, FOI MANTIDA, REALMENTE?
Rinaldo teve a postura que um prefeito democrático deve ter. A Câmara é soberana e independente. Então deve ser resolvido qualquer questão entre os vereadores. Apenas entre os vereadores. Com esse atitude, Rinaldo deu uma grande lição do homem que é. Com isso, minha admiração por ele aumentou. Bom seria se políticos de modo geral tivessem essa atitude.
CITA-SE QUE O FATO DA CÂMARA DE VEREADORES TER O NOME DO SEU PAI, FOI UM DOS MOTIVOS QUE O LEVOU A LUTAR ATÉ O FIM, PELA SUA ELEIÇÃO. É VERDADE?
Não foi um motivo. Foi o principal motivo. Dirigir os rumos de um local que tem o nome do meu pai, em muito me engrandece. Antônio Andrade de Freitas foi um homem de fibra e dignidade e é mais que justo que eu honre o nome que ele me deu. Governando a Casa Antônio Andrade de Freitas, sinto-me realizado, politicamente.
ENTÃO, DEPOIS DESTE MANDATO DO BIÊNIO 2011/12 VOCÊ ENCERRA SEU CICLO POLÍTICO? ADMINISTRAR A CÂMARA DE VEREADORES É O SEU ÁPICE?
Qualquer cidadão pense em um dia governar sua cidade. Eu não sou diferente. Sempre nutri a vontade de ser prefeito de Jericó, mas reconheço que não tenho condições financeiras que possibilitem isso. Portanto, pautado nisso, sinto-me realizado em ser presidente da Câmara de Vereadores do meu município. Mas o futuro não nos pertence.
O VEREADOR JOILTON DISSE EM UMA ENTREVISTA NESTE BLOG, QUE O OBJETIVO DELE ERA LHE DERROTAR. COMO VOCÊ ANALISA ESSA POSIÇÃO EXPRESSA POR ELE?
Joilton foi muito bem em sua narrativa. Mas foi infeliz quando negou que o secretário de finanças, Neto, havia ido à casa de Assis Sinfrônio para angariar votos para ele. Ora, foi ele, Joilton, quem veio a minha residência dizer-me isso. Ele mesmo me disse que Neto havia ido à casa de Assis. Por que negar, agora?
O PREFEITO RINALDO, COMO TODO SER HUMANO, NÃO É PERFEITO. QUAL O MAIOR "ERRO" DA ADMINISTRAÇÃO DELE, NA SUA VISÃO?
Não posso negar que a ausência dele é um dos fatores que prejudica a administração. Rinaldo, ao meu ver, seria um excelente deputado, seja estadual ou federal, por que é mais familiarizado com grandes centros. Tenho certeza que como legislador em um destes cargos, Rinaldo traria muito mais para Jericó.
VOCÊ JÁ ESTEVE NO GRUPO QUE HOJE É OPOSIÇÃO. POR QUE SUA IDA E VOLTA?
A democracia possibilita esta ida e volta. Hoje estamos com o pensamento que A ou B tem. Amanhã alguém pode mudar de opinião e passar á comungar com C ou D. É a democracia. Apenas isso.
EM SEU PRIMEIRO MÊS COMO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE JERICÓ, O SALÁRIO DOS VEREADORES ATRASOU. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 29-A, § 2º, II, CARACTERIZA CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL. O QUE VOCÊ TEM À DIZER SOBRE ESTA QUESTÃO?
Desconheço este artigo. Mas lhe digo que o pagamento dos vereadores só não foi feito hoje, dia 20, por que não foi feito o repasse do duodécimo. Segundo informações, o secretário de finanças do município não encontra-se na cidade para realizar esta operação. Também tive a resposta que o repasse será feito segunda=feira e no momento que for destinado, haverei de quitar os salários de todos.
COMO EM TODO MUNICÍPIO, JERICÓ JÁ SE MOVIMENTA, PENSANDO EM 2012. QUAL SUA ANÁLISE À CERCA DOS NOMES ABAIXO:
GILDO FRANKLIN: Antes de tudo, quero deixar patenteado que ainda é cedo para qualquer lançamento de candidatura. O momento é de grande indefinição. Mas como você insiste, vamos analisar tais nomes.
Gildo é um homem que nunca conheceu derrota em pleitos eleitorais. Foi 3 vezes vereadores, sendo por duas vezes o mais votado e em um oportunidade, 3º colocado. Por duas vezes foi eleito vice-prefeito è um homem de palavra e digno. Tem seu direito, por ser eleitor, pode votar e ser votado. Mas a questão é o grupo, um grupo que seja coeso e forte. Isso lhe falta.
JOSÉ LEOPOLDO: Faz parte de um bloco de nomes, que ao meu ver enumeram-se em três: Gilvan; José Leopoldo e Neto. Foi prefeito e tem seus méritos. Faz parte de uma linha diferente da de Neto. É mais maduro, mais centrado, mais experiente. Ocupou todos os cargos eletivos que um município pode oferecer.
MOACIR JÚNIOR:Um homem de bem. A melhor classificação para o nome de Moacir júnior, foi dada pelo contabilista Evanildo pereira, que disse: "caso seja um administrador, como é empresário, é um bom nome". Mas tem que compor um grupo, como Gildo Franklin.
NETO: É parte da trilogia dos nomes da situação. Entendo que soube fazer seu nome, quando teve a oportunidade. Um homem sério e merecedor de respeito. Tem grande aceitabilidade entre as câmadas mais carentes de Jericó. Já entre a classe média, sua popularidade é baixa.
VALDELÂNIA: O PT esteve por duas vezes com ela. Tem respaldo para administrar Jericó, mas deve se envolver em 2012, com a política de Mato grosso, diante da possível concorrência que haverá lá.
QUAL SUA MENSAGEM AO POVO DE JÉRICÓ?
É um povo que merece toda a atenção do poder público. Como presidente do legislativo municipal, deixo minha palavra empenhada que farei o possível para administrar a Câmara com a responsabilidade que todos sabem que possuo.

Nenhum comentário: