sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A REPÚBLICA DE DEODORO À DILMA: PARTE 3 PRUDENTE DE MORAIS (15/11/1894 À 15/11/1898)

PRIMEIRO PRESIDENTE CIVIL

Representante da oligarquia cafeeira paulista, Prudente de Morais foi o primeiro presidente eleito diretamente no país. Seu grande desafio foi enfrentar a guerra no Arraial de Canudos, no sertão da Bahia.
Os primeiros anos do mandato foram marcados pelo conflito entre a oligarquia liberal dos estados e os republicanos florianistas. A tensão culmina em uma tentativa de assassinar o presidente, que esfacela a oposição e abre portas para a oligarquia se afastar do poder. Os militares voltam aos quartéis.
PERFIL DE PRUDENTE DE MORAIS
Prudente José de Morais e Barros (Itu, 4 de outubro de 1841 — Piracicaba, 13 de dezembro de 1902) foi um advogado e político brasileiro, primeiro governador do estado de São Paulo (1889-1890), senador, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1891, terceiro presidente do Brasil, tendo sido o primeiro político civil a assumir este cargo e o primeiro a fazê-lo por força de eleição direta.
Prudente de Morais representava a ascensão da oligarquia cafeicultora e dos políticos civis ao poder nacional, após um período de domínio do poder executivo por parte dos militares, no qual essa oligarquia mantinha-se dominando apenas o poder Legislativo.

Nenhum comentário: