segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FAZENDO PARTE DA OITIVA DO POLITICAEMDIA2012 COM OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DAS CIDADES DE ABRAGÊNCIA DO BLOG, O POLÊMICO JANDERLEY DE SATORNO DIZ SEU PENSAMENTO.

SENDO SEU SEGUNDO MANDATO COMO VEREADOR, QUAL SUA EXPECTATIVA PARA A SUCESSÃO 2012?
É o momento de alçar vôos mais altos. É o instante de levar a população os meus préstimos de forma mais abrangente. Em 2012 haverei de ser candidado a prefeito de Coremas. E a minha expectativa é que a resposta do povo, daqueles que verdadeiramente escolhe seus governantes possa atender aos meus anseios. Tenho planos futuristas e trabalhista para Coremas e a participação efetiva da população é um fator dos quais eu não abrirei mão. também tenho o apoio do presidente do legislativo, vereador Chico Mamede e possivelmente do vereador Zé Nílton, além dos empresários Iranir e Zerivan de Zé de Genésio, já que são aliados do meu amigo Zé Nílton e do artista Judivan Maceda. Pessoas essas que clamam por uma mudança. Que clamam pela elevação de um nome na terra para esta terra governá-la.
NÃO SERIA PRETENSÃO DEMAIS QUERER ALGO BEM MAIOR QUE UMA PRESIDÊNCIA DE COLÔNIA DE PESCADORES OU UMA VEREANÇA DE APENAS 06 ANOS?
Não. Por que seria. Tenho demonstrado por meio de meu trabalho à frente da Colônia, que administrar é um modo de traduzir a vontade popular. É com dignidade e honradez que se trabalha para o bem comum, para todos.E eu sei que tenho capacidade, caso contrário não estaria na presidência de uma entidade que reune tantos membros e tenho a aprovação de mais de 80% dos associados. Isso é fato, não boatos.
ESSE DESEJO DE CANDIDATURA DEU-SE DEPOIS DA CITAÇÃO DO NOME DO SOBRINHO DO PREFEITO, GUTO, COMO SENDO O CANDIDATO DA SITUAÇÃO?
Não. Antes de qualquer coisa, sempre nutrí a vontade de governar o meu torrão natal. Sempre pensei em ver Coremas sob a administração de um jovem que para sobreviver necessitou trabalhar arduamente. Meu pai teria um orgulho ímpar de ver seu filho à frente dos destinos do nosso município e eu trabalhei em cima disso, trabalhei para honrar o intento do meu pai, que era de servir aos meus conterrâneos.
Para isso, estou disposto à agregar políticos e amigos em torno desta realização.
ASSIM, O GRUPO OPOSICIONISTA DO PMDB SERÁ CONTACTADO PARA A FORMAÇÃO DE UMA CHAPA. EM ESPECIAL UMA COMBINAÇÃO DE JANDERLEI DE SATORNO COM OS LUCRENATOS?
Sim, por que não? Tanto Júnior, como Marquinhos são pessoas que tem serviços junto a Coremas. São políticos que aglutinam uma parcela do eleitorado. Não tenho por que descartar essa possibilidade. Também não tenho por que desprezar uma conversa com o prefeito Edílson. Conversa essa em torno do apoio ao meu nome, com a indicação do vice sendo o teor principal deste diálogo. Ou mesmo, caso não houve uma unanimidade em torno do meu nome, que fosse aprovado o nome do vereador Chico Mamede, amigo pessoal do prefeito e que sempre esteve junto a Edilson.
MAS SEGUNDO SE SABE, POR DUAS VEZES HOUVE DIVERGÊNCIAS ENTRE VOCÊ E O GRUPO DO PMDB. MESMO ASSIM HÁ ESTA REAL CHANCE DE APROXIMAÇÃO?
Evidente. Lucrenato mostrou que merece atenção com os votos obtidos pelo deputado federal Hugo Motta e pela deputada estadual Francisca Motta no pleito passado. Independentemente do montante de votos obtidos por Hugo ou Francisca, Lucrenato Júnior tem uma história em Coremas. É digno de meu respeito levando em consideração a figura política que é.
NA ELEIÇÃO DE 2010, VOCÊ CONSEGUIU FAZER DE ANÍSIO MAIA MAJORITÁRIO PARA DEPUTADO ESTADUAL, EM COREMAS. JÁ PARA FEDERAL, ARMANDO ABÍLIO FICOU A POUCOS VOTOS DO MAIS VOTADO. ESSA VOTAÇÃO JÁ É REFLEXO DA IMPORTÂNCIA POLÍTICA DE JANDERLEY DE SATORNO?
É necessa´rio fazer uma breve análise de toda a minha trajetória política:
Lancei-me candidato a vereador em 2000, quando obtive 203 votos, sendo o primeiro suplente. Não chegando a assumir o mandato. Em 2004, com 965 votos, fui o trigéssimo quarto vereador mais votado do Brasil, proporcionalmente falando. recebendo, inclusive comenda da UNV (União Nacional dos Vereadores), tornando-=se o vereador mais votado de toda a história de Coremas. Em 2006, juntamente com Gregório, apoiei o deputado estadual Branco Mendes, que conseguiu 1.418 sufrágios, sendo então, o mais votado àquela época. Não foi diferen te com o deputado federal, quando Vital Filho teve 1.512 votos. Sendo que neste apoio, contamos com o apoio de outros político de Coremas. Em 2008, novamente fui o mais votado, repetindo o feito de mais votado. Chegando a 959 votos, quando nesta eleição, Ivanete Machado foi a candidata a vice-prefeita do PMDB. Já em 2010, o deputado estadual obteve a maioria entre seus concorrentes, com 2.111 e o federal, com 1.771 votos. Isso, verdadeiramente retrata as ações desenvolvidas por mim e meu grupo de amigos e correligionários.
COMO RELAÇÃO A SUA GESTÃO À FRENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES, EXISTEM RUMORES QUE O FAVORECIMENTO AOS PESCADORES É RELATIVO, POIS DEPENDE DE QUEM SEJA, SE VOTOU OU NÃO EM VOCÊ. TEM VERACIDADE NISSO?
Isso é tema de muitas conversas entre pessoas que desejam aleijar-me politicamente. Para se ter uma ideia, por três vezes a polícia federal veio até Coremas para investigar denúncias à cerca disso, porém, em todas estas oportunidades, sempre voltaram sem provas cabais disso, sem elementos que pautassem uma denúncia sequer. Ou seja, em todas as vezes as denúncias foram arquivadas por carências de provas. Destarte, são conversas infundadas ou a própria polícia federal está errada?
E NO TOCANTE AS ELEIÇÕES NA COLÔNIA. O PLEITO JÁ INICIA-SE "DE CARTAS MARCADAS"?
Rídiculo tal querela. O processo eleitoral da Colônia dos Pescadores de Coremas segue os trâmites semelhantes ao processo eleitoral. É lançado edital e comunicados de todas as formas. Quem questiona isso ou é meu adversário pessoal, para levantar tal tese ou é inimigo do próprio povo que depende da Côlonia. Tanto é que autoridades judiciárias do município são oficiadas a acompanhar o pleito e o pleito é coordenado por uma comissão integrada por pessoas de total imparcialidade. Desafio quem quer que seja, para mostrar-me tamanha calúnia.
COM RELAÇÃO AOS NOMES QUE SÃO CITADOS PARA A SUCESSÃO EDILSON, QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ DELES?
Veja bem. Meu interesse é levar ao povo de Coremas, minha intenção de desempenhar um trabalho de maior amplitude, não fazer comentários sobre A ou B. Coremas tem bons nomes e esses nomes serão postos à prova em muito breve, com as uniões e rupturas. Assim, não gostaria de tecer comentários no tocante a nomes e sim sobre minha pessoa, apenas.
FALANDO EM RUPTURAS, O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL ROMPEU COM O PREFEITO E ADERIU AO SEU NOME?
Chico Mamede é um homem de palavra. Tem no gene a convicção como paradigma e após o conhecimento de que o prefeito tinha o interesse de indicar alguém que não fosse de Coremas para concorrer ao executivo em 2012, tomou a decisão que qualquer cidadão que quer o bem de Coremas, tomaria. Na mesma reunião que participamos e tivemos o conhecimento do fato, nos colocamos opostos a esta ideia, imediatamente. E no momento, tanto eu como Chico Mamede estamos fora de toda e qualquer união que tenha como objetivo promover alguém que não seja do nosso convívio, como é o caso do sobrinho de Edílson, Guto. Não estou à criticar esta vontade do prefeito, mas não comungo com ele. Nem eu, nem Chico Mamede e boa parte da população.
CASO VOCÊ OBTENHA ÊXITO EM CHEGAR À GOVERNAR COREMAS, QUAIS SERIAM SUAS IDEIAS À SEREM POSTAS EM PRÁTICA.
Dentre vários fatores, a questão do abastecimento de água "saudável", é uma das principais metas. Hoje gastasse mais de 30 mil reais com energia elétrica, apenas para manter bombas d'água que abastecer a cidade. Minha intenção nessa área é construir caixas d'água em pontos estratégicos, como Serra da Escadinha; Cruz da Tereza; Pombalzinho; Alto da Boa Vista e Linha de Ferro. Assim, resolveria esta questão. De forma simples, sem gastos elevados de energia, já que seria por meio de gravidade.
Também, de forma inédita na região, haverei de implantar uma vice-governadoria municipal, onde o meu companheiro de mandato ajude-me a conduzir o município, com coerência e bom senso. A vice-governadoria terá um orçamento próprio para desenvolver suas atividades. O meu vice-prefeito terá autonomia para trabalhar. Quero acabar com o costume de ter um vice que depois seja inimigo meu. Vice não é apenas composição de chapa. É meu aliado que terá vez e voz no meu governo.
Assim como o poder legislativo terá participação em determinar como gastaria-se os valores do FPM e verdadeiramente o de convênios, fazendo assim estes convênios funcionarem bem para alcançar seus objetivos.
As reivindicações do legisltivo, que vem dos legítimos representantes do povo, terão o respeito devido. Se não for possível atender na sua integralidade, que seja na sua maioria. Ressaltando que sem observar de quem é a autoria do requerimento ou projeto de lei. O que será questionado é a valia da reivindicação para o bem comum. Apenas isso.
No que diz respeito as estradas vicinais, serão reformadas anualmente oui quando a necessidade pedir. Não é admissível que o homem do campo e os estudantes que deslocam-se para a cidade em busca do saber, tenha que sofrer durante a percusso.
É crucial combater o êxodo rural, que trás o agricultor para a cidade, obrigando-o a ter uma qualidade de vida bem menor que teria no campo, deste de tenha a atenção pelo poder municipal de é merecedor. por que existem meios de propiciar ao agricultor subsidios fundamentais para que permaneça no campo, donde muitos nunca pensaram em saír, mas a necessidade os obrigaram.
É meu pensamento, ter uma assessoria que possa deslocar-se para grandes centros, como João pessoa e Brasilia, em busca de recursos, fazendo assim como que eu permaneça mais tempo em Coremas. O lugar do prefeito é entre o povo que o elegeu. Mas isso não quer dizer que não vá atrás de melhorias para meus irmãos coremense.
Apesar de não ser obrigação do município, o apoio aos estudantes universitários deve ser total. Pensando nisso, mesmo apenas sendo um vereador, mas com independência, através do deputado federal Armando Abílio, foi alocado R$ 212.000,00 para a aquisição de um ônibus com capacidade para 54 passageiros, proporcionando um melhor conforto para aqueles que estudam em Patos. E por meio do deputado estadual Anísio Maia, haverei de por em prática ideia que venham a melhorar a qualidade de vida da população da minha Coremas.
Os festejos do município requer melhoras. Hoje em dia não vemos retorno por parte de turistas e habitantes de cidades circunvizinhas, como antigamente, quando o Carnaval Molhado e o São João eram tradições.
COMO "FISCAL" DO PODER EXECUTIVO, POR QUE PRISMA VOCÊ VER O GOVERNO EDILSON?
Toda administração tem seus altos e baixos. E assim, não posso deixar de reconhecer que falando especificamente em Edílson Pereira, é um gestor muito trabalhador. Fez muito pelo município com importantes parcerias no âmbito federal e que qualquer gestor inteligente gostaria de tê-lo como integrante do governo.
DENTRE AQUELES NOMES QUE O APOIAM E DEFENDEM ARDUAMENTE SUA CAUSA, CHICO MAMEDE TEVE A CORAGEM DE DECLARAR-SE PUBLICAMENTE. COMO VOCÊ VER TAL ATITUDE?
Chico sempre foi um amigo que eu tenho o prazer de dividir as glórias e as tristezas. Ele foi um dos responsáveis pelo crescimento dessa ideia. Coerência é um dos pontos principais do seu trabalho. Um homem de visão e fundamentalmente participará desta proposta que será lançada ao povo. Acima de tudo, um amigo.
POR ÚLTIMO, GOSTARIA DE QUESTIONAR QUAL A OPINIÃO DE SEUS ALIADOS SOBRE A PREMATURA CANDIDATURA A VEREADORA DE IVANETE MACHADO, SUA NAMORADA?
Ivanete desenvolve junto a Côlonia, um excelente trabalho. Ganhou o confiança, o respeito e a admiração de todos. É muito bem conceituada entre os assciados. A presença da mulher junto as pescadoras, faz com que estas se sintam mais abertas ao diálogo e até a questões de cunho pessoal. Ela tem autonomia para alavancar seu nome para o que achar viável. É uma cidadã coremense e tem seus direitos e deveres. Desta maneira pode votar e ser votada. Nada, absolutamente nada à impede de trilhar os caminhos da política. Até por que é uma cobrança dos próprios pescadores, em especial da mulheres que vivem da pesca. Nenhum dos meus companheiros fazem objeção ao nome dela. Ela tem seus desejos e esse, de reppresentar a classe pesqueira é um deles. Também há uma lacuna na Câmara, carente da presença feminina, já que temos apenas a amiga Josélia Lopes como integrante da Casa Antônio Faustino Dantas.

Nenhum comentário: