quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DOIS POLÊMICOS CIDADÃOS JERICOENSES, OPINAM À CERCA DE QUESTIONAMENTOS SEMELHANTES. É INTERESSANTE LER:

Toda cidade de interior tem figurinhas carimbadas entre seus habitantes. Figuras cujas opiniões são motivo de muitos comentários. Em Jericó é impossível falar em política para não lembrar das histórias e falas de GENEBALDO FORMIGA E TÊTA MAIA.
Para deleite dos leitores e atendendo a muitos pedidos, o blog elaborou perguntas semelhantes sobre política e separadamente ouviu essas duas pessoas.


QUAL A SUA VISÃO À CERCA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL?
GENEBALDO: No meu ponto de vista, como cidadão, acho que Jericó merecia ser mais cuidada. Ter mais presença do seu gestor, já que o mesmo foi eleito para isso. Nossa cidade hoje, está como um barco à deriva, onde pessoas chegam à precisar do poder público e na maioria das vezes não obtém êxito. O lixo por muitas vezes acumulam-se nas ruas; faltam médicos e medicamentos na maternidade. Enfim, acho que se o senhor prefeito estivesse mais presente, dando o expediente para o qual foi eleito, "talvez" Jericó estivesse em outra situação. Por outro lado, culpo os senhores vereadores, por muitas vezes pela omissão. Tudo bem que a maioria da Câmara é governista, mas entendo que a oposição deveria fazer o seu papel com mais garra e contundência, claro também como responsabilidade e cautela.
TÊTA MAIA: Tenho uma visão em que a administração municipal falta muito para que a população seja bem servida. Mas existem aspectos que trouxeram desenvolvimento de alguma forma. Como na área de transportes; educação e em termos de respeito da lei no que diz respeito a realização de concursos.

APESAR DE FALTAR 17 MESES PARA AS CONVENÇÕES, PERGUNTO: QUAL O MELHOR NOME PARA GOVERNAR JERICÓ?
GENEBALDO:Um nome que viesse com anseio de mudança e justiça social, mais muita justiça mesmo. Exatamente para combater as injustiças praticadas ao longo de mais de 20 anos, onde uma única família governa. Quem sabe um sangue novo não colocaria verdadeira Jericó, "no rumo do desenvolvimento". Hoje estão despontando novas lideranças com pensamentos diferentes. Quem sabe pessoas como Kadson; Moacir Júnior ou Neto.
TÊTA MAIA: Todos os citados pela população, tem suas qualidades. Mas eu prefiro me esquivar desta resposta, no momento. Faltam 17 meses e muita coisa ocorrerá.

O QUE PODERIA SER MUDADO DE IMEDIATO, PARA ALAVANCAR A ADMINISTRAÇÃO DE JERICÓ?
GENEBALDO:Creio que como a presença do prefeito, andando e vendo os reais problemas das comunidades; conversando com as lideranças comunitárias e o povo em geral; fazendo reuniões itinerantes, vendo e sentindo "in loco" os problemas.
As fórmulas para resolve-los seria bem mais fáceis. Cito um grande exemplo de sucesso: a gestão de Ricardo Coutinho quando prefeito de João Pessoa, que criou o orçamento participativo e as reuniões plenárias nos bairros e comunidades associativas, onde o povo dizia o que e qual o projeto seria direcionado para cada localidade. será que isto é difícil de fazer? Recursos nos órgãos da esfera federal não é problema. É só correr atrás. E para as associações comunitárias nem se fala. Acho que não está havendo mesmo é interesse de nossos dirigentes.
TÊTA MAIA: Teria que haver maior coerência na administração. Dar apoio a quem mais necessita e saber dizer sim e não de forma que convincente.

A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES FOI UMA DAS MAIS CONTURBADAS DA HISTÓRIA DO LEGISLATIVO MUNCIPAL. A VITÓRIA DE ANDRADE FOI JUSTA?
GENEBALDO: Sim, justissíma. Andrade é um cidadão jericoense de grande hombridade. Um cara pacato, respeitador e de uma família tradicional na política municipal e nada mais justo do que administrar a Casa que leva o nome de seu pai.
TÊTA MAIA: Foi justa pelo apoio que teve, mas no meu modo de ver, Joilton Monteiro deveria ter recebido maior atenção do prefeito, diante do tempo, trabalho e da fidelidade à Rinaldo.

VOCÊ É CANDIDATO A VEREADOR, EM 2012?
GENEBALDO: Sim. Com fé em Deus e com o povo.
TÊTA MAIA: Não sou. Mas haverei de apoiar um nome que trará muita surpresa para o meio político. É jovem e tem caráter e respaldo. Apenas não direi nome para não criar arestas entre seus familiares. Mas já é fato consumado e eu abdico de uma candidatura para apoiá-lo.

CITAM-SE NOMES PARA DISPUTAR O EXECUTIVO MUNICIPAL. QUAL A SUA OPINIÃO NO TOCANTE A ESTES NOMES, EM TERMOS POLÍTICOS?
GENEBALDO:
GILDO FRANKLIN: Um grande político, sempre vencedor. Tem uma trajetória de vitórias invejáveis, porém, para uma disputa majoritária teria que se fortalecer mais a nível de grupo.
GILVAN:Um grande empresário. Vencedor com vitórias invejáveis, mas em sua empresa. Como político não é conhecido, apesar de gostar muito de política. Não é conhecido no meio do povão.
JOSÉ LEOPOLDO: Na minha opinião, foi o melhor prefeito que já passou pela nossa terra. Acho que já deu sua contribuição e deveria abrir espaço para outros nomes.
KADSON: Um jovem de futuro muito promissor. Vencedor politicamente, como Gildo Franklin. está em ascenção. muito prestativo e trabalhador com seus relevantes serviços à nossa comunidade. precisa tomar decisões próprias.
NETO: Aproveitou a oportunidade que teve no primeiro mandato do atual prefeito Rinaldo, como secretário de administração e fez seu nome. está na mídia. A questão é: será que ele vai até o fim????????
MARCOS DE MAURO: Muito inteligente. Aproveita as oportunidades que chegam até ele. Já ocupou os cargos mais almejados na política local. Mas encontra-se no ostracismo.
MOACIR JÚNIOR: O seu retorno à política já começou à dar "ibope". um cara simples, amigo, prestativo e que está conseguindo se reerguer em sua nova vida empresarial. precisa se fortalecer politicamente.
VALDELÂNIA:
Foi candidata por duas vezes, não obtendo sucesso nas urnas. Mas é um nome muito forte.

TÊTA MAIA:
GILDO FRANKLIN: É um homem muito trabalhador e tem seu respaldo no meio político e da população de Jericó.
GILVAN: Bem sucedido, profissionalmente falando, mas não seria um bom nome para administrar Jericó, por ser muito ocupado nas suas empresas. Seria o mesmo que Rinaldo, só trocaria de nome.
JOSÉ LEOPOLDO: Como administrador foi excelente, realizou grandes obras e nas suas administrações, Jericó cresceu em todos os ângulos.
KADSON: Homem simples e trabalhador. Sua trajetória é única e exclusiva em prol da população. Por duas vezes foi o vereador mais votado e tem quatro mandatos de pura dedicação aos seus munícipes. Tem um nome muito bem aceito pelo povo.
NETO: Quando deve a oportunidade de gerir com maior desenvoltura junto do prefeito Rinaldo, no seu primeiro mandato, foi um secretário muito atuante. Os mais carentes tinham maior acessibilidade. Hoje, é um nome de peso na política de Jericó.
MARCOS DE MAURO: Grande político. Tem suas virtudes e à frente da prefeitura de Jericó por meses mostrou condições de administrar. Ainda tem força no município.
MOACIR JÚNIOR: Figura de destaque no nosso município. Foi vereador por um mandato, mas como político está fora da mídia. Sua ausência é determinante para que muitos, os mais jovens, não lembrem dele. Não é o momento ideal para ser candidato.
VALDELÂNIA: Tenho muita admiração por essa lutadora. Morei por anos na sua residência. Muito devo a Valdelânia. Mas por não ter êxito em duas campanhas consecutivas, onde em uma eu fui contrário, em 2008 e hoje arrependo-me, teve suas baixas, politicamente falando, mas que devemos ter respeito pela sua trajetória como candidata. É um nome que ainda tem seguidores.

2 comentários:

Jerico na Internet disse...

Gostaria de retificar a colocação de meu Grande amigo Genebaldo sobre Orçamento Participativo - Com certeza Ricardo não criou, mas como gestor responsável, fez cumprir a lei que há muito tempo vigora em nosso pais, Pois esse dispositivo administrativo é utilizado na
administração pública em diversos municípios, amparado pela Lei 4.320 e e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Jerico na Internet disse...

O orçamento participativo permite à população discutir orçamento e políticas públicas. Seu objetivo é assegurar participação direta na definição das prioridades para os investimentos públicos. Com isso, a decisão sobre os recursos municipais fica compartilhada entre os poderes Executivo e Legislativo e a população.
No Estado de São Paulo
Entre 1997 e 2000 havia, no Estado de São Paulo, 23 municípios com Orçamento Participativo, dos quais nove eram administrados pelo PT, sete pelo PSDB, e os demais pelos outros partidos políticos. Dentre os principais municípios que adotaram o Orçamento Participativo, pode-se citar Americana, Bernardino de Campos, Caçapava, Catanduva, Franca, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jaboticabal, Mauá. Mogi-Mirim,Bauru, Santo André, São Carlos, e vários outros.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A7amento_participativo#O_or.C3.A7amento_participativo_no_Brasil