São 27 dias de trabalho, com salário de R$ 16 mil, mais todos os extras que o cargo tem direito. A vaga temporária foi aberta em Brasília na Câmara dos Deputados. Esses deputados assumem com todos os direitos, mas pouco trabalho. São os deputados do conhecido mandato “tampão”.
Dê sua opinião sobre o mandato "tampão".
Eles entram para substituir os parlamentares que renunciaram para assumir outras funções fora da Câmara. E entram, sim, com todos os direitos. Podem até contratar funcionários. Agora, o Congresso está parado, de férias, por causa do recesso parlamentar.
Só com o pessoal da limpeza e obras, o Congresso está às moscas – de férias. Mesmo assim, tem gente nova chegando para trabalhar durante o recesso, quando o plenário está a portas fechadas e as comissões, vazias. Até agora, são 30 recém-chegados.
O último suplente a assumir o cargo na quarta-feira (5) não teve nem de vir ao Congresso. Foi uma posse virtual. Bené Camacho foi convocado para ocupar uma vaga na Câmara e, de longe, aceitou a missão por fax. Simples assim.
Os novos deputados fizeram juramento. “Prometo manter, defender, cumprir a Constituição e observar as leis”, disse um deles. Será que vai dar tempo de fazer tudo isso? Os suplentes que entram no lugar de quem deixou o mandato para assumir funções fora da Câmara têm à frente uma curta temporada: menos de um mês. Saem no dia 31 de janeiro para dar lugar aos novos eleitos.
“A casa não pode ficar desfalcada em qualquer hipótese. Seja o primeiro, o segundo ou o terceiro, a casa tem que chamar um deles”, afirmou o secretário-geral da mesa, Mozart Vianna.
A passagem é rápida e bem remunerada. Todos têm direito a salário: R$ 16,5 mil, pago proporcionalmente ao tempo em que eles ficam no cargo. Tem cota de Correio, telefone, passagem aérea e dinheiro para contratar funcionários. É exatamente isso que o deputado Edinho Montemor (PSB-SP) vai fazer.
“Vai haver contratação no meu gabinete, sim. Eu vou deixar pessoas aí, o gabinete vai ficar aberto, porque eu vou ter muitas pessoas que estarão me procurando. Já fui deputado”, disse o deputado.
Fonte: G1/Bom dia Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário