sexta-feira, 22 de outubro de 2010

EM CAJAZEIRINHAS, SITUAÇÃO TEM UM LEQUE DE PRÉ-POSTULANTE AO EXECUTIVO MUNICIPAL. JÁ A OPOSIÇÃO SE RESUME AO NOME DE CRISTOVINHO.

A sucessão 2012 em Cajazeirinhas já tem um candidato, tratasse de Cristovinho, candidato derrotado pelo atual prefeito em 2008 e filho do líder político Cristovão Amaro. Já os integrantes da situação que sonham com a cadeira do executivo municipal, teem andado como "mosca em pão doce". É necessário ser "decoreba" para listar o rol de pretendentes: Adauto; Bivar Dantas; Dedinho; Jânio de Adauto; Neguinho e Silvano. É nome demais, para um município tão pequeno.
Se sabe, que caso o prefeito Zeridan não apoiar Bivar Dantas, ocorre um racha que enfraquecerá em muito a situação. Bivar dantas é candidato com ou sem o apoio de Zeridan e unindo-se a Cristovinho, a disputa ficaria muito mais equilibrada.
E para quem não crer na possibilidade desta união, lembrem-se: política é política. Vamos aguardar.

APESAR DE 1.004.183 VOTOS, CÁSSIO CUNHA LIMA, POR ENQUANTO, SEGUNDO TSE, NÃO PODERÁ SER EMPOSSADO.

Os maiores portais de notícia do país deram destaque na manhã desta sexta-feira à decisão do Tribunal Superior Eleitoral que resolveu manter a impugnação do registro de candidatura de Cássio Cunha Lima, em sessão realizada na noite de ontem. Sem relevar a expressiva votação obtida pelo tucano na última eleição, em que foi escolhido ao Senado com mais de 1 milhão de votos, a Corte Federal seguiu decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que o cassou com base no Ficha Limpa.

Tal força eleitoral do ex-governador foi o mote principal utilizado pelo portal G1, salientando, inclusive a diferença de votos obtida sobre o segundo colocado, Vitalzinho (PMDB). Já o portal R7 preferiu lembrar a razão que levou o candidato eleito a padecer ante o Tribunal Eleitoral.

“O ex-governador da Paraíba teve duas condenações por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2006, quando disputava a reeleição. Por isso, ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TRE-PB”, destacou o R7.

GRUPO QUE APOIA BATISTINHA EM SÃO BENTINHO, TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA, EM 2012.

O empresário Batistinha, disse a este bloqueiro, que o grupo político que integra terá candidatoa prefeito de São Bentinho em 2012. Mas a escolha será feita pelo diretório do partido, entretanto esta escolha, possivelmente será entre ele, Batistinha e sua esposa, Coca, ex-secretária de finanças no governo Ivan Olímpio. "Sei que Coca tem uma grande afinidade com a zona urbana, já eu consigo unir os habitantes e pequenos produtores da área rural, pois, devido ao meu trabalho tenho um contato maior com o homem e a mulher do campo. Vale salientar, que grande parte das obras realizadas na zona rural foram concretizadas com a minha intervenção, como a energia elétrica do Camano, quando por minha amizade com o à época Levy Olímpio, consegui levar a luz para aquela população, apesar de não serem eleitores do então deputado. Coca é mais ligada aos nossos amigos do perímetro urbano e essa miscigenação tratá adesões inúmeras para o nosso partido e isso é muito bom para se vencer uma eleição, aqui em São Bentinho."
Questionado sobre a possibilidade de aliança, Batistinha disse que a união com o grupo político ligado ao atual prefeito Chico Damião, seria muito bem vinda, pois existem bons candidatos a vice-prefeito para compor chapa e seria na opinião de Batistinha, praticamente imbatível, já que o grupo liderado por Ivan Olímpio não tem nome de peso que possa combater esta aliança. Um destes nomes, segundo Batistinha, é o de Naldo de Titico, empresário do ramo de material de construção na cidade de São Bentinho.
"Acredito que esta chapa, Batistinha/Naldo de Titico não teria nem concorrente. A oposição não lançaria candidato, já que Ivan Olímpio não pode, no momento ser candidato, por causa da ficha limpa."
Perguntado como será a distribuição de cargos, caso Ricardo Coutinho seja eleito governador da Paraíba, Batistinha disse que pretende chamar alguns vereadores para discutir esta questão em conjunto.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PESQUISA SENSUS APONTA DILMA COM BOA VANTAGEM.

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada na noite desta quarta-feira (20) mostra a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, com 52,8% de votos válidos, contra 47,2% do tucano José Serra. O cenário desconta os eleitores indecisos e aqueles que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto no dia 31 de outubro.

No caso de ambos os presidenciáveis, houve variação de votos dentro da margem de erro, com Dilma ampliando de 52,3% na última semana para 52,8% no atual levantamento, ao passo que o ex-governador de São Paulo, José Serra, passa de 47,7% para 47,2%.

Os votos válidos desconsideram brancos e nulos, que somaram 4,1% dos entrevistados, e indecisos, que somaram 7,2%. Considerando-se este público eleitor, Dilma tem 46,8% e Serra, 41,8% dos votos totais.

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro, com 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 36.192/2010.

No cenário espontâneo, Dilma passou dos 44,5% do levantamento realizado entre os dias 11 e 13 deste mês para 45,3% na pesquisa atual. José Serra tinha 40,4% e agora tem 40,6%. Brancos e nulos somam 4,1% e indecisos, 9,5%.

Quando medido o patamar de rejeição dos candidatos, os dois se mantém estáveis, com Dilma Rousseff com 35,4% e José Serra com 39,8%.

O chamado limite de voto, situação que engloba os eleitores que determinado candidato é o "único que votaria" acrescida da opção "poderia votar" em certo presidenciável, aponta liderança da ex-ministra da Casa Civil, com 60,2%, enquanto o ex-governador de São Paulo aparece com 56,4%.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POUSADA PARAÍSO: UMA DOS PIORES PERNOITES QUE ALGUÉM PODE ENCONTRAR.

Este blogueiro esteve "hospedado" esta semana, na cidade de Pombal, especificamente num local denominado "POUSADA PARAÍSO". O nome é sugestivo, mas as condições que encontrei naquele "chiqueiro" foram as piores possíveis: colchões com odor insuportáveis, camas desarrumadas, com nítidos sinais de queàs pouco haviam sido usadas por outras pessoas; paredes mofadas; banheiros sem nenhuma higiene, até mesmo sem papel higiênicos; portas sem nenhuma segurança; atendimento do proprietário, Avelino Leite, de péssima qualidade.
Os órgãos fiscalizadores do município de Pombal e até mesmo do Estado da Paraíba, devem fazer uma visita a este estabelecimento comercial e verificar estas denúncias, tomando as medidas cabíveis para que melhorias sejam feitas ou mesmo lacrar as portas daquele verdadeiro PARAÍSO DO INFERNO, que é a dita POUSADA PARAÍSO, em pombal, Paraíba.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

VEREADOR DE CACIMBA DE AREIA DENUNCIA: CALÇAMENTO DA VILA DO AMOR ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO COM PARALELEPÍPEDOS DO CENTRO DA CIDADE.

O vereador Zé horácio, em entrevista a este blog, disse que o prefeito Betinho Campos ao realizar parte da saneamento básico da cidade, utilizou as pedras de paralelepípedos para calçar a Vila do Amor, como forma de tentar reverter a maioria que Ricardo Coutinho e os deputados/senadores da opoosição obtiveram em Cacimba de Areia. Também afirmou que por muito tempo a população correu um sério risco de contrair doenças, tendo em vista que o acúmulo de água, lixo e lama dentro das valas abertas para implantar o saneamento básico, era muito grande, conforme ver-se-à nas fotos.
Inclusive, as fotos que nos foi entregue pelo vereador para veiculação, segundo o legislador, blogs e sites da região se negarão a publicar.
O vereador ainda protestou com a falta de responsabilidade do prefeito Betinho Campos, em atrasar os salários dos funcionários comissionados do município e ter abandonado a cidade.
"o prefeito Betinho é igual ao fantasma da ópera. Ninguém ver".
A edição deste blog, tentou entrar em contato com o prefeito do município para ouvir a sua posição à cerca desta questão, pelo telefone: 91236106, mas não obteve êxito. Estando o www.politicaemdia2012.blogspot.com à disposição para os esclarecimentos que, acaso o prefeito entenda como necessário, fazê-lo.

domingo, 17 de outubro de 2010

PV SEGUE OPINIÃO DE MARINA SILVA: NEUTRALIDADE.

A decisão quase unânime da Executiva Nacional do PV a favor da independência do partido no segundo turno eleitoral (88 votos a favor e 4 contra) mostra a força que a senadora Marina Silva conquistou dentro do partido após a abertura das urnas, que lhe trouxe quase 20 milhões de votos.
Reportagens após o primeiro turno da eleição presidencial, antecipavam que o destino de Marina Silva no segundo turno seria sem apoio a José Serra (PSDB) ou a Dilma Rousseff (PT). Baseado em afirmações de pessoas do círculo mais próximo da ex-candidata do PV.
Embora Marina tenha sinalizado desde o primeiro momento que não apoiaria nenhum dos candidatos, o PV tendia a apoiar o PSDB pelas ligações históricas existentes entre as legendas.
Temendo perder o capital político conquistado na aba do sucesso de Marina, o partido preferiu não divergir de sua principal figura nessa questão. "O que não significa que iremos seguir a opinião de Marina sempre", advertiu Fernando Gabeira, candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro e que já declarou apoio a Serra.
A tendência agora é de que Marina e seu grupo - ainda minoritário na executiva do PV - passem a pautar sua agenda com mais frequência, definindo os rumos que o partido seguirá.
"Existe uma correspondência entre a liderança que ela tem na sociedade e a liderança que ela exerce no partido", explicou Alfredo Sirkis, vice-presidente nacional dos verdes.
Um primeiro sinal da "correspondência" foi a composição da mesa na plenária dos tidos como "ambientalistas natos" neste domingo (17), formada majoritariamente pelo grupo de pessoas que é próximo a Marina dentro do PV.
Apesar da posição oficial do partido, seus filiados estão liberados para apoiar o candidato que preferirem, desde que não sejam utilizados símbolos e instrumentos do partido.
A regra não vale, entretanto, para as lideranças do PV. Essas não estão autorizadas a revelar seu voto.
A posição de neutralidade do PV é entendida por alguns representantes do partido presentes na convenção como o primeiro sinal da candidatura de Marina à presidência em 2014.
Embora a senadora negue que já pense nas próximas eleições, alguns de seus aliados mostram que o entendimento do partido segue em outra linha.
Para Ricardo Young, que concorreu ao Senado em São Paulo pelo PV, Marina é a única liderança política nacional após o fim do governo Lula.
"A geração de Lula e Serra se encerra agora, e Marina é a única alternativa viável de poder nesse momento. O desafio do PV agora é maturar essa liderança para chegar em 2014 como verdadeiro partido de participação popular", disse Young.
Durante a entrevista coletiva, após a plenária, Marina revelou que pretende continuar atuando de maneira incisiva no debate político brasileiro, mesmo perdendo a tribuna no Senado. Ela deve reassumir a presidência do IDS (Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade), da qual se licenciou para disputar o Palácio do Planalto.

DR. RALPH SERÁ MESMO CANDIDATO À PREFEITURA DE QUIXABA. JÚLIO CÉSAR PLEITEIARÁ A REELEIÇÃO, DESTARTE O CONFRONTO JÁ TEM SEUS ATORES PRINCIPAIS..

Em 2008, Júlio César venceu a eleição por 732 votos de diferença. O candidato era Edmílson Pereira teve míseros 276, o que equilaveu a 20,23% à época, do eleitorado. Porém, em 2012 os principais já estão no páreo. JÚLIO CÉSAR X DR. RALPH.
É páreo duro, sabendo-se que quem tem desgaste é quem está no poder.
Dr. Ralph já anunciou que é o candidato do grupo oposicionista. Fica a questão: quem será o seu vice, que em municípios pequeninos como Quixaba, tem um certo peso, como família unida e numerosa. Hoje o eleitorado de Quixaba é de 1.613. partindo do princípio que em 2008 houve uma abstenção de 7,09%, equivale dizer que com 750 votos se vence a eleição para prefeito em Quixaba. Ou utilizando dados mais recentes, no 1º turno de 2010, entre brancos, nulos e abstenções, o percentual chegou à 22,69%, ou seja, 366 eleitores. Analisando por este prisma, se faria necessário 624 votos para eleger-se prefeito de Quixaba.
Ralph é um médico novo, com nome na cidade da pimenta e do Brega e vejo com possibilidades de fazer o atual prefeito soar em 2012.
Por ouitro lado, Júlio César é uma pessoa muito bem quista no município e a primeira-dama, Sra. Anna Christina, tem feito um excelente trabalho à frente da secretaria de ação social.
Será uma bela disputa. JÚLIO CÉSAR X DR. RALPH. Vamos à luta.

domingo, 10 de outubro de 2010

TIRIRICA DEVE MESMO FICAR SEM MANDATO.

Eleito deputado federal por São Paulo com 1,35 milhão de votos, mas ameaçado de ficar sem a vaga em razão da suspeita de ser analfabeto e de ter fraudado sua declaração de escolaridade, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, de 45 anos, é uma celebridade nas ruas de Itapipoca, mas é difícil encontrar na cidade quem se lembre dele no banco escolar. Diversos repórteres conversarão nesta semana com diretores dos quatro colégios mais antigos da cidade, o Anastácio Alves Braga, o Joaquim Magalhães, o Murilo Cerpa e o Monsenhor Tabosa, que não encontraram documentos sobre a vida escolar do deputado que mais recebeu votos no Brasil. A reportagem falou também com amigos e com o prefeito da cidade natal do humorista.
Tiririca desembarcou em Fortaleza no próprio domingo (3), pouco após a votação se encerrar, para descansar da campanha e se afastar da polêmica em torno de sua escolaridade.
Ele é alvo de duas representações na Justiça. Uma delas já foi aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, que deu prazo de dez dias para que a defesa de Tiririca se manifeste. Nesta representação, o promotor afirma que Tiririca é analfabeto, o que descumpre uma exigência constitucional para aqueles que pretendem ocupar cargos eletivos. A outra tem relação com a possibilidade de o candidato ter falsificado a declaração de próprio punho entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O documento é um substituto para comprovante de alfabetização.
Coordenadora do colégio Anastácio Alves Braga, fundado em 1938, Maria Esmeralda Montenegro Alves, de 72 anos, destacou, a pedido da imprensa, um funcionário para tentar localizar Tiririca nos registros. "Fizemos uma investigação no arquivo morto, no diário de classe e no livro de matrículas, mas não encontramos nada", disse na tarde desta sexta-feira (8). A busca foi feita durante três dias. "Eu conheço ele de nome, mas lembrar que ele estudava aqui eu não lembro porque é tanta criança que passa pelas nossas mãos. Pode ser que a gente chamasse ele pelo nome, mas Everardo são muitos." Ela disse ainda que só voltará a fazer nova pesquisa se houver uma solicitação formal.
Itamar Marques, de 31 anos, diretor do colégio Joaquim Magalhães, que existe desde 1945, afirmou que lá também não há registros sobre Tiririca. "Já fizemos essa pesquisa e não detectamos nada." Tiririca também não passou pelo Murilo Cerpa, fundado em 1975. "Não há nos arquivos o nome dele", disse a diretora Maria Lucivanda Soares, de 40 anos. A diretoria do colégio Monsenhor Tabosa, fundado há 43 anos e afastado do centro, também disse não ter registro da matrícula de Tiririca.
Fora esses quatro colégios, a cidade tem escolas fundadas apenas após o candidato completar a idade referente ao ensino fundamental.
A Secretaria Estadual de Educação do Ceará disse que não pode divulgar nenhum dado, a não ser a pedido do aluno.
Apesar da falta de registros oficiais, não é possível garantir que Tiririca não tenha estudado, já que grande parte das crianças da periferia se preparava em casa antes de ingressar na escola formal. E ele vivia de forma itinerante com a família entre os bairros Picos, Jenipapo e Olho D'Água, na periferia pobre da cidade. Moradores dos bairros onde Tiririca viveu reforçam a possibilidade de ele ter tomado aulas de ensino fundamental em casas particulares.
Quem dava aula nestes locais era a professora Ana Isa Ávila de Braga, que hoje tem 78 anos. Ela disse, no entanto, não se lembrar nem ter registros que possam comprovar a presença dele nas aulas.
"Fui professora de 1948 até 1977, no Jenipapo, no Circo Operário. Eu só sei do Tiririca na televisão. Nunca conversei pessoalmente com ele. E eu conheço todos os meus alunos, como o José Dário, o filho do Sebastião Matias... Se ele tivesse sido meu aluno, eu recordava. Daqui deste bairro, só existia eu e depois a minha irmã, que também não lembra de ter dado aula para ele", afirmou.
A certidão de nascimento de Tiririca, registrada em 1982, quando ele já tinha 17 anos, informa que o hoje deputado federal nasceu em 1965. O documento tem a assinatura do pai de Tiririca, Fernando Oliveira Silva, uma letra elogiada pela tabeliã Amélia Souza Frota.
Ela disse que, na época, era comum em Itapipoca que os pais deixassem para registrar os filhos na adolescência e isso não impedia que tivessem vida escolar. No título de eleitor de Tiririca, registrado em Canindé, cidade vizinha a Itapipoca, e transferido em 2009 para São Paulo, o humorista declarou ter o ensino fundamental completo e colocou como ocupação "ator e diretor de espetáculos públicos".
O ex-prefeito de Itapipoca Paulo Maciel, de 73 anos, lembra que o pai de Tiririca, Fernando Oliveira Silva, ensinou o hoje deputado federal a trabalhar no circo. A mãe do humorista, Maria Alice da Silva, também atuava. Tiririca ajudava os políticos da época a atrair eleitores para comícios, com piadas fortes. "Eles eram uma família muito pobre, passavam até fome, porque o dinheiro do circo não dava. E a gente procurava ajudar." Quando não estava no circo, a família ficava em frente à prefeitura em busca de oportunidades de pequenos trabalhos ou de acesso ao cafezinho do expediente.
Menino-cachorro
O circo mambembe da família de Tiririca era ainda alvo de espectadores insatisfeitos com as bricandeiras. "Chamavam para ver o menino que virava cachorro. Aí aparecia o Tiririca com um cachorro pequeno na mão e virava o bicho. Às vezes chamavam para ver a mulher que virava peixe e aí a mãe do Tiririca aparecia com um peixe na frigideira. O povo quebrava tudo", lembrou.
Franciné Rodrigues de Souza, de 41 anos, que disse ser primo distante de Tiririca, lembrou que o circo de Tiririca ficava no bairro Boa Vista ao lado do estádio e no terreno onde hoje funciona o colégio Paraíso do Saber. "Tinha um espaço ali. O circo era ali". Tiririca estava sempre mudando de lugar. "Ele morou também no bairro Ladeira, depois morou entre os bairros Picos e Jenipapo", disse.
Morador nos Picos, bairro da periferia da cidade conhecido por este nome por causa das montanhas pontiagudas de mata agreste, o pastor de cabras José Américo de Lima Teixeira, o Miudinho, de 67 anos, disse que jogava bola com Tiririca perto da estação de trem. "Ele sempre morou nos Picos, mas sempre estava no centro de Itapipoca", afirmou.
Morador em Itapipoca desde que nasceu, Flávio Muniz, de 53 anos, disse que ouviu de um antigo contador de histórias de Itapipoca, seu Jerônimo, morto há cinco anos, que Tiririca estudou com Ana Braga e seu pai, Chico Braga, no bairro Jenipapo.
Mistério
O prefeito de Itapipoca, João Barroso (PSDB), disse que conversou com Tiririca "apenas por telefone" após as eleições. Disse que não hospedou o humorista em sua casa e também não sabe do paradeiro dele. Barroso quer fazer uma homenagem ao humorista e chamá-lo para inaugurar um circo-escola em construção, mas antes espera que baixe a poeira sobre a escolaridade do conterrâneo.
Paulo Maciel Filho, amigo de infância de Tiririca e dono da pousada Gaivota, na Praia da Baleia, contou que Tiririca já teve dias de descanso na praia algumas vezes. Afirmou, no entanto, que ele também não esteve por lá depois de eleito. "Se ele estivesse eu saberia, porque ela adora bater bola com o pessoal na praia", afirmou.
Com votos suficientes para se eleger prefeito de Itapipoca por 43 vezes (caso isso fosse possível), Tiririca aquece as esperanças de que a cidade ganhe força na Câmara dos Deputados. "Ele é deputado por São Paulo, mas pode dar uma forcinha à bancada do Ceará", disse o prefeito João Barroso.
Já inseridos na polêmica, os itapipoquenses se revoltam com a possibilidade de Tiririca ficar fora da Câmara. Para Flávio Muniz, mesmo que seja analfabeto, Tiririca tem direito a ser eleito, uma vez que ele sempre votou. "O que prova é o papel. Se ele fosse analfabeto, não votava. Se ele tem direito de votar, tem direito de ser eleito", afirmou Flávio Muniz.

PESQUISA APONTA PEQUENA DIFERENÇA ENTRE DILMA ROUSSEFF E JOSÉ SERRA, SEGUNDO O DATAFOLHA.

A primeira pesquisa Datafolha do segundo turno sobre a disputa pela Presidência da República, publicada na edição deste domingo (10) do jornal “Folha de S.Paulo”, aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 54% dos votos válidos, contra 46% do candidato do PSDB, José Serra. Os votos válidos são obtidos excluindo-se brancos, nulos e indecisos.
A margem de erro da pesquisa, encomendada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração, Dilma registrou 46,9% dos votos válidos contra 32,6% de Serra. Marina Silva, do PV, obteve 19,3% dos votos válidos.

Para o levantamento, foram realizadas 3.265 entrevistas na sexta-feira (8). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35114/2010.
Votos totais
Considerando-se os votos totais, a petista em 48%, e Serra, 41%. Brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 7%.
Regiões
O levantamento também mostrou as intenções de voto dos dois candidatos por regiões. No Sudeste, Serra tem 44%, e Dilma, 41%. No Sul, o tucano aparece com 48%, e a petista, com 43%. No Nordeste, Dilma tem 62%, contra 31% de Serra. No Norte e Centro-Oeste, Serra tem 46%, e Dilma, 44%.
Sexo
Conforme os dados, a petista lidera entre os homens com 52% contra 39% do adversário. Entre as mulheres, eles aparecem tecnicamente empatados: Serra tem 44%, e Dilma, 43%.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CACIMBA DE AREIA CAMINHA PARA TRÊS CANDIDATOS OU QUEM SABE 04 EM 2012.

O atual prefeito de Cacimba de Areia, Betinho Campos evidentemente deverá lançar um candidato a sua sucessão. Muitos falam no nome do seu irmão, Paulo Rogério. Desta forma, Betinho renunciaria 01 anos antes e Paulo Rogério assumiria, já que é o vice. Sendo por sua vez um possível candidato.
A oposição, sem nenhuma dúvida lançará candidatura, fatalmente Dr. Egilmário que teve seu candidato derrotado por Betinho na eleição de 2008.
A grande dúvida é: a ex-primeira dama do município, Adriano Carneiro será candidata? muitas pessoas próximas à ela afirmam veementemente que sim e que o nome de Adriana será trabalhado por Wilson Santiago e o recém eleito Deputado Federal, Wilson Filho, que por coincidência é noivo da filha de Adriana.
A reaproximação do casal é tida como improvável, falando politicamente, que é o único interesse deste blog.
Mas, como fica Nanô Soares? politicamente haveria "morrido"? Alguns cacimbenses acham que não e que pode haver uma revoada de Nanô para cacimba de Areia, em 2011, com o objetivo de preparar-se para 2012.
Após as eleições, com os resultados definidos nas proporcionais, as cartas estão jogadas. Vamos ver no decorrer de 18 meses, quem tem uma trinca de ases.
Que vem mudança por aí, isso vem.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2012 COLOCA DÚVIDAS À CERCA DA REELEIÇÃO DE ZÉ SIMÃO OU VITÓRIA DE ZÉ DE SOUZA.

Ao fim do pleito do último domingo, os números colocam uma vírgula imensa no futuro político do grupo que governa Manaíra à anos. a permuta Zé Simão/Zé de Sousa está seriamente ameaça. Para governador, a situação obteve 54,39% dos votos válidos, enquanto a oposição, liderada por Nel conseguiu briosos 45,06 pontos percentuais. Em linhas gerais, a diferença não foi exatamente de 9,33%, como qualquer cálculo matemático indica. Por se tartar de uma disputa direta entre dois blocos, esta diferença é verdadeiramente de 230 sufrágios, pensando assim em 2012.
Por que?
Simples: como a concorrência é entre estes dois grupos, tendo a diferença sido de 458 votos entre governadores, para prefeito essa margem cai consideravelmente e a oposição necessitaraia de apenas 230 votos, ou seja, metade mais um da diferença desta eleição majoritária, para saír vitoriosa na disputa de 2012.
É muito estranho e anormal que a união de dois mitos da política manairense tenham dado apenas 2.670 votos para Zé Maranhão, enquanto Nel, enfrentando estes dois ícones da política municipal, sendo um deles atual prefeito e o outro ex-prefeito; o governo do Estado e o govenro federal, tenha a "grandiosa" votação de 2.212 votos.
Esperava-se muito mais desta diferença.
A oligargia dos Zé's está ameaçada para 2012. É juntar os cascos e partir para a superação.

sábado, 2 de outubro de 2010

DIA DE ELEIÇÕES: O QUE PODE E O QUE É PROIBIDO

Ordem da votação
A ordem para votar é a seguinte: deputado estadual/distrital (número com cinco dígitos); deputado federal (quatro dígitos), primeiro senador (três dígitos), segundo senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e, por fim, no candidato a presidente (dois dígitos). Se o eleitor quiser votar em branco, deve clicar na tela escrita "branco". Se deseja anular, deve digitar um número inválido.

Gerador de cola
O TSE permite que o eleitor leve uma "cola" com o número dos seus candidatos. Além de escrever em um papel, é possível fazer uma cola no site eleicoes2010.jus.br. Pesquise o número dos seus candidatos no site do TSE e clique sobre link o "gerador de cola". Imprima e leve junto com você na hora de votar. Ainda assim o eleitor está inseguro? O TSE tem um simulador de voto em seu site.

Onde votar?
Cada local de votação tem uma lista de endereços e zonas eleitorais disponíveis para o eleitor consultar se estiver perdido consultar. Mas também é possível verificar onde votar antes de sair de casa entrando no site do TSE. Digite seu nome completo, dia de nascimento e o nome de sua mãe, e o site indicará a zona, o local de votação e a seção – com endereço.

Documentos
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu recentemente que o eleitor só precisa de um documento oficial com foto na hora da votação, ou seja, documento de identidade, carteira de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho.

Lei seca
Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia não terão a "lei seca" no próximo dia 3 de outubro. A proibição de consumir bebida alcoólica no dia da eleição vale em Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima e no Distrito Federal. Em Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, a decisão ficará a cargo dos juízes eleitorais de cada município.

Propaganda eleitoral
É crime, no dia da votação, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; propaganda de boca de urna; a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Os infratores podem ser punidos com detenção de 6 meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Camiseta ou adereços de candidatos
Será permito usar camiseta, boné, broche ou qualquer outro adereço com propaganda do seu candidato ou partido político. Mas o eleitor deve se comportar de maneira discreta e silenciosa dentro do local de votação.
O TSE proíbe, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas com roupas iguais e instrumentos de propaganda que caracterize manifestação coletiva. Também é proibido distribuir camisetas, acessórios ou material impresso com propaganda política na hora da votação.

Para quem denunciar
Qualquer pessoa que tiver souber de alguma de infração eleitoral deve falar ou mandar uma carta para o juiz eleitoral local. As autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem for encontrado cometendo crime eleitoral, comunicando o fato ao juiz eleitoral competente em até 24 horas.


Vestuário
A Justiça Eleitoral permite que o eleitor vote usando bermuda, chinelo e boné.

Celular
Os eleitores não podem entrar na sala de votação portando celular ou qualquer outro aparelho de comunicação, fotografia ou filmagem. Eles devem deixar com o mesário. É proibido tirar fotos do voto ou da urna eletrônica. Fotografá-los caracterizaria violação do sigilo do voto.

Preferência na hora de votar
Idosos, enfermos, mulheres grávidas e deficientes físicos têm prioridade na hora da votação. Médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais em serviço e convocados a trabalhar pela Justiça Eleitoral também não precisam esperar em filas. Para ter a preferência, basta solicitá-la ao presidente da mesa.

Mesários
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e outros cidadãos participantes da organização das eleições são proibidos de usar roupas ou objetos que contenham propaganda de partido político, de coligação ou de candidato.
O mesário não pode ajudar o eleitor dentro da cabine de votação. De acordo com a Lei Eleitoral, somente os eleitores portadores de necessidades especiais podem levar uma pessoa de sua confiança para ajudá-los na hora do voto.
No caso de um eleitor analfabeto, os mesários deverão colher a impressão digital de seu polegar direito. O eleitor deve ser treinado a reconhecer os algarismos para facilitar a digitação das teclas na urna. Por isso, o TSE recomenda a utilização de uma "cola" com o número dos candidatos.

Fiscais de partidos
Os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só poderão portar crachás com seu o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam. É proibida a padronização do vestuário.